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Visão, acção e conexão: o tripé para a grande transformação

CAPITAL HUMANO

A inteligência artificial tem os seus benefícios, mas, saber quem são as pessoas, de onde vêm, onde moram, quem são quando estão longe da organização, é crucial. Entretanto, estimular pessoas a desenvolver o pensamento critico é tão importante quanto o estímulo à mudança nos tempos de hoje.

organização, pelos corredores e pelas paredes, lia a missão, visão e os valores da organização que durante 5 anos consecutivos, atitudes e comportamentos não atuavam de acordo com os mesmos.

Tratava-se de metade de uma década, longa, a trabalhar a sua visão estratégica. Investiu em formações particulares, capacitou-se e trazia excelentes resultados para a organização. Fortaleceu as suas conexões, tinha um networking impecável, sabia como ninguém o verdadeiro sentido de empatia, era líder, mesmo sem nomeação. Realizava cada tarefa do seu trabalho, denotando a paixão que tinha pelo que fazia.

Acredito que acabou por identificar alguém semelhante ao Victor; um colaborador que tem a capacidade de reconhecer oportunidades; tem uma clara percepção e visão do mercado no qual atua, sabe colocar-se em movimento e partir para a acção. Mas foi necessário um pedido de desvinculação para despertar a atenção do seu superior pela sua pessoa. Líderes, atenção aos "Victores" ocultos dentro da organização.

Líderes, compreender a importância de cada ser humano, ser tratado com atenção, é crucial para o processo de conexão e visão da empresa. Somos confrontados com temas relacionados à Inteligência Artificial (IA) e posicionamento no mercado. A inteligência artificial tem os seus benefícios, mas, saber quem são as pessoas, de onde vêm, onde moram, quem são quando estão longe da organização, é crucial. Entretanto, estimular pessoas a desenvolver o pensamento critico é tão importante quanto o estímulo à mudança nos tempos de hoje. É importante aprender a fazer perguntas que promovem acção no seu "EU"; e fazem-no perceber a qualidade da sua entrega e em quem se torna enquanto líder.

Saber vender quem você é, quais as suas competências, ideias e convicções é a alavanca para uma grande transformação. Saber ser flexível e adaptar-se rapidamente às mudanças; alterar modelos de reuniões, ajustar o planeamento estratégico da organização, conforme um novo contexto, é saber colocar-se em acção.

Os líderes que desejam acompanhar a velocidade das mudanças, querem ser os melhores todos os dias, caminham em busca de um conhecimento e aperfeiçoamento, tanto a nível pessoal como profissional. São estratégicos em relação às suas redes de conexões. Influenciam e deixam-se influenciar por aqueles que não se conformam com a mediocridade, ou seja, por aqueles que aceitam estar na média.

Olhar para além das nossas circunstâncias atuais é papel do líder que tem visão estratégica global de onde pretende levar a sua equipa a crescer; para tal, saber fazer conexões importantes com a suas pessoas é importante. Este processo passa por envolver a equipa nos projetos desde a fase inicial e na partilha das suas visões, no sentido de despertar o sentimento de pertença pela conquista a ser alcançada.

A chave para a eficácia está na combinação dos quatro (4) requisitos que garantem uma sustentabilidade do tripé transformação. O primeiro requisito está relacionado à clareza na identificação dos objetivos para os quais irá canalizar a sua atenção; O segundo requisito é dedicado ao tempo para que os resultados apareçam; O terceiro requisito passa pela gestão do aprendizado, ou seja, é a fase em que se constroem os valores e novas habilidades necessárias para a manutenção consistente dos resultados; e o último requisito do tripé da transformação são a persistência e a constância.

Leia o artigo integral na edição 768 do Expansão, de sexta-feira, dia 22 de Março de 2024, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)