Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

África

Nigéria lança nova NNPC Limited com 200 milhões de accionistas e 481 milhões USD de capital

ESTATAL DE PETRÓLEOS TRANSFORMADA NUMA EMPRESA COMERCIAL

As operações da nova empresa, com o maior capital social do país, passarão a ser reguladas pela Lei das Empresas e serão alvo de auditorias anuais. Governo quer dar novo ímpeto à indústria petrolífera e afastar a corrupção.

A Nigéria lançou, esta terça-feira, a nova Empresa Nacional Nigeriana de Petróleo, a NNPC Limited, depois de concluído o processo de transformação da estatal de petróleos numa entidade privada, com um capital inicial de 200 mil milhões de nairas (o equivalente a 481 milhões USD). As operações da nova empresa, com o maior capital social do país, passarão a ser reguladas pela Lei das Empresas e Assuntos Aliados e serão alvo de uma auditoria anual, como garantiu o ministro de Estado dos Recursos Petrolíferos, Timipre Sylva.

A NNPC Limited foi lançada em Abuja, numa cerimónia presidida pelo Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, que ocorre 19 dias depois de concluído o processo de transição legal da empresa, baseada na nova Lei da Indústria do Petróleo. A nova NNPC irá ser gerida como uma empresa comercial, limitada por acções, ao contrário da "antiga organização governamental, que se dedicava à corrupção", como refere o jornal Premium Times, na sua edição de terça-feira.

"Estamos a transformar a nossa indústria petrolífera para reforçar o crescimento hoje, 19 de Julho de 2022", frisou Buhari, acrescentando que a "NNPC Limited irá agora funcionar como uma companhia petrolífera comercial com mais de 200 milhões de accionistas com integridade e excelência", concluído que ficou, a 1 de Julho, a transferência de activos da empresa pública para a sua sucessora.

(Leia o artigo integral na edição 684 do Expansão, de sexta-feira, dia 22 de Julho de 2022, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo