Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

África

Construção de economias digitais resistentes em África só com investimento massivo na banda larga

ENCONTRO PARALELO DAS REUNIÕES ANUAIS DO BAD, NO GANA, SUBLINHA POTENCIAL DO DIGITAL

Fazer chegar a banda larga a toda a África até 2030 "custará pelo menos 100 mil milhões USD", estima Ralph Mupita, CEO do gigante das telecomunicações sul-africano TMN.

Para que a tecnologia móvel esteja acessível a todos, África precisa de um smarphone de 20 USD, defendeu Ralph Mupita, CEO do Grupo MTN, o maior operador de telecomunicações africano, num evento paralelo aos encontros anuais do Banco de Desenvolvimento Africano (BAD), que decorreu, em Acra, Gana.

Durante um painel de peritos sobre a construção de economias digitais resistentes em África, Ralph Mupita evidenciou o potencial da indústria no continente, onde o investimento em redes de banda larga e a aposta na inovação e empreendedorismo são essenciais para desenvolver um ecossistema digital próspero. Fazer chegar a banda larga a todo o continente até 2030 "custará pelo menos 100 mil milhões USD", estimou Ralph Mupita.

O CEO do gigante das telecomunicações sul-africano TMN sublinhou os rápidos avanços na conectividade no continente, onde quase metade da população tem o seu próprio cartão SIM e mais de 20% tem acesso à internet. Tidjane Dème, partner da empresa de capital de risco Partech, sublinhou também a importância das plataformas digitais como motor capaz de revolucionar sectores inteiros da economia, sobretudo quando aplicadas às cadeias de valor existentes.

Embora, o continente seja um dos mais atrasados, o investimento em tecnologia digital cresceu 1.344% em quatro anos, passando de 360 milhões USD em 2016 para 5,2 mil milhões USD em 2020, revelou. Mas o investimento por si só não chega. A construção de infraestruturas digitais requer competências próprias e empreendedorismo. Para obter o máximo valor, os governos e o sector privado têm de considerar o ecossistema como um todo.

O ministro das Finanças cabo-verdiano, Olavo Correia, sublinhou a aposta de Cabo Verde no digital. Um investimento de apenas 31 milhões de euros do BAD permitiu ao governo construir um parque tecnológico de classe mundial, que ajudará o arquipélago a posicionar-se "como o principal centro digital e a porta de entrada para a África Ocidental".

Outro exemplo é o da Green Girls, organização criada por Monique Ntumngia, dos Camarões, que treina raparigas em comunidades rurais para produzirem energia a partir do sol e dos resíduos com o uso de inteligência artificial, assegurando que mulheres e comunidades rurais "não sejam deixadas parar trás" na revolução digital.

Através do seu Programa de Empoderamento, a Green Girls apoia empresárias a crescer e a prosperar, vendendo e instalando lâmpadas e painéis solares, assim como biodigestores, com códigos digitais.

Solomon Quaynor, vice- -presidente do Sector Privado, Infraestruturas e Industrialização do Grupo do BAD, citou um recente projecto de investimento de 170 milhões USD nas indústrias digitais e criativas da Nigéria, projecto que visa criar até 850.000 empregos directos e indirectos