Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

África

Gilberto António nomeado conselheiro do secretário-geral da Zona de Comércio Livre Continental Africana

Economista passa a integrar equipa baseada em Accra, Gana

A equipa de conselheiros do secretário-geral da Zona de Comércio Livre Continental Africana integra três elementos: um economista da Nigéria, uma da Mauritânia e Gilberto António, o último a ser nomeado.

O economista angolano Gilberto António foi nomeado conselheiro do secretário-geral da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA), Wambele Mene, cargo que exercerá em Accra, no Gana, onde está sediado o secretariado desta organização da União Africana.

O ex-membro da Missão Permanente de Angola na Organização Mundial do Comércio, funções que exerceu em Genebra, na Suíça, de 2010 a 2019, passa a fazer parte de uma equipa de três conselheiros. Além de Gilberto António, são conselheiros do secretário-geral da ZCLCA Jemila Adel Vetah, ex-directora do Comércio Externo da Mauritânia, e Peter Joy Sewornoo, da Nigéria, o primeiro dos três a ser nomeado.

Em termos de hierarquia, os conselheiros têm a categoria de P5, o mais alto da escala de profissionais, num sistema idêntico ao das Nações Unidas. Acima destes apenas estão os directores de divisão e o secretário-geral.

Gilberto António é um dos cronistas regulares do Expansão. Além de estudos em Economia e Estatísticas pelas Universidades de Genebra e de Neuchâtel, na Suíça, obteve diversos certificados em Comércio, Investimentos e Diplomacia de instituições internacionais, entre as quais o Instituto das Nações Unidas para Pesquisa e Formação e Banco Africano de Desenvolvimento.

Durante nove anos integrou a Missão Permanente de Angola na Organização Mundial do Comércio (OMC), participando activamente nas negociações comerciais multilaterais. Foi o ponto focal do Grupo dos Estados de África, Caribe e Pacífico (ACP) na OMC sobre as questões de integração regional.

Em 2015 e 2017, integrou a delegação angolana nas Conferências Ministeriais da OMC em Nairobi e Buenos Aires. Participou ainda da Conferência Ministerial da CNUCED em Nairobi em 2016 e foi palestrante em workshops sobre negociações comerciais e sobre facilitação do comércio, organizados pela OMC e CNUCED.

Trabalhou no sector bancário na Suíça, no banco BNP Paribas, e foi professor-assistente de estatísticas na Escola Superior de Comércio de Genebra.

É autor de quatro livros, entre os quais "Os Acordos da OMC, textos completos e sínteses", sendo o primeiro na língua portuguesa sobre todas as regras do comércio internacional. O seu livro "A facilitação do comércio e outras decisões de Bali, perspectiva angolana" está referenciado na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.

Coordenou um projecto lusófono de investigação e publicação sobre políticas e instrumentos de diversificação da economia. E nos últimos meses trabalhou como consultor, entre outros, num programa de capacitação de funcionários negociadores sobre a ZCLCA (programa de East & Southern African Management Institute (ESAMI), baseado em Arusha, Tanzânia, e União Europeia). Nestas funções deu cursos sobre o comércio de serviços aos negociadores de Moçambique, em Maputo, no final de Junho, e do Burundi, até há uma semana.