Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

África

Nigéria lança nova NNPC Limited com 200 milhões de accionistas e 481 milhões USD de capital

ESTATAL DE PETRÓLEOS TRANSFORMADA NUMA EMPRESA COMERCIAL

As operações da nova empresa, com o maior capital social do país, passarão a ser reguladas pela Lei das Empresas e serão alvo de auditorias anuais. Governo quer dar novo ímpeto à indústria petrolífera e afastar a corrupção.

A Nigéria lançou, esta terça-feira, a nova Empresa Nacional Nigeriana de Petróleo, a NNPC Limited, depois de concluído o processo de transformação da estatal de petróleos numa entidade privada, com um capital inicial de 200 mil milhões de nairas (o equivalente a 481 milhões USD). As operações da nova empresa, com o maior capital social do país, passarão a ser reguladas pela Lei das Empresas e Assuntos Aliados e serão alvo de uma auditoria anual, como garantiu o ministro de Estado dos Recursos Petrolíferos, Timipre Sylva.

A NNPC Limited foi lançada em Abuja, numa cerimónia presidida pelo Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, que ocorre 19 dias depois de concluído o processo de transição legal da empresa, baseada na nova Lei da Indústria do Petróleo. A nova NNPC irá ser gerida como uma empresa comercial, limitada por acções, ao contrário da "antiga organização governamental, que se dedicava à corrupção", como refere o jornal Premium Times, na sua edição de terça-feira.

"Estamos a transformar a nossa indústria petrolífera para reforçar o crescimento hoje, 19 de Julho de 2022", frisou Buhari, acrescentando que a "NNPC Limited irá agora funcionar como uma companhia petrolífera comercial com mais de 200 milhões de accionistas com integridade e excelência", concluído que ficou, a 1 de Julho, a transferência de activos da empresa pública para a sua sucessora.

(Leia o artigo integral na edição 684 do Expansão, de sexta-feira, dia 22 de Julho de 2022, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)