RD Congo captura feudo dos rebeldes do M23
O exército congolês capturou hoje à tarde a cidade de Bunagana, feudo político dos rebeldes do Movimento 23 de Março (M23), no leste da República Democrática do Congo (RDC), informou fonte oficial.
Há cerca de uma hora que Bunagana está totalmente sob o nosso controlo. Combatemos desde o início da manhã. Os outros (os rebeldes) foram derrotados e alguns recuaram para as colinas de Mbuzi e Chanzu, outros partiram para o Uganda, como Bertrand Bisimwa, o presidente do braço político do M23, declarou Lambert Mende, porta-voz do governo congolês, à agência France Presse.
A cidade de Bunagana situa-se na fronteira com o Uganda, a pouco mais de 80 quilómetros de Goma, a capital da província do Kivu do Norte.
Bunagana está nas nossas mãos, disse um oficial do exército. Um oficial da Missão da ONU para a estabilização da RDC (Monusco) também confirmou a queda da cidade.
Na segunda-feira o exército congolês disse ter recuperado o controlo da base militar estratégica de Rumangabo, que estava nas mãos dos rebeldes desde julho de 2012.
Os combates entre o exército e os rebeldes recomeçaram no final da semana passada depois de perto de dois meses de uma trégua, durante a qual se realizam negociações.
O M23 é formado por antigos rebeldes reintegrados no exército no quadro de um acordo de paz assinado em 2009, que se amotinaram por considerarem que este não tinha sido plenamente aplicado. Atua desde maio de 2012 no Kivu do Norte e tem, segundo a ONU e Kinshasa, o apoio do Ruanda e do Uganda, o que estes desmentem.
Lusa / Expansão