Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

Trump diz que vai introduzir tarifas de 25% sobre automóveis, produtos farmacêuticos e chips

A partir de 2 de Abril

Os fabricantes automóveis de fora dos Estados Unidos terão uma "nova dor de cabeça" com as tarifas que Washington vai aplicar a partir de 2 de abril. Esta terça-feira, o Presidente dos EUA indicou aos jornalistas que as tarifas deverão "rondar os 25%".

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse esta terça-feira que pretende impor tarifas sobre importações de automóveis "na faixa de 25%" e taxas semelhantes sobre importações de semicondutores (chipes) e produtos farmacêuticos, a mais recente de uma série de medidas que ameaçam prejudicar o comércio internacional.

"Provavelmente, vou dizê-lo a 2 de Abril, mas será de cerca de 25%", afirmou o líder republicano, que anunciou a 14 de Fevereiro a sua intenção de impor estas taxas à indústria automóvel.

Trump acrescentou que, no caso dos semicondutores e dos produtos farmacêuticos, as tarifas serão de 25% ou mais "e vão aumentar muito substancialmente ao longo do ano".

"A União Europeia tem sido muito injusta para connosco. Temos um défice de 350 mil milhões USD. Não aceitam os nossos automóveis, não aceitam os nossos produtos agrícolas, não aceitam quase nada, aceitam muito pouco. Vamos ter de corrigir isso e vamos fazê-lo. Não tenho dúvidas sobre isso", afirmou em Mar-a-Lago, no âmbito de uma cerimónia de assinatura do decreto-lei e tem repetido ao longo de várias intervenções.

A União Europeia, por exemplo, cobra uma taxa de 10% sobre importações de veículos, quatro vezes a taxa de tarifa de carros de passeio dos EUA de 2,5%. Os EUA, no entanto, cobram uma tarifa de 25% sobre veículos de outros países além do México e Canadá, um imposto que torna os veículos altamente lucrativos para as montadoras de Detroit.

As tarifas aplicadas a 2 de Abril, surgem um dia após os membros do seu gabinete entregarem relatórios descrevendo opções para uma série de taxas de importação, enquanto busca reformular o comércio global.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo