Ucrânia precisa de 524 mil milhões USD para se reconstrução em 10 anos
O número astronómico representou um aumento de mais de 7% face à última estimativa de 486 mil milhões USD há um ano. A habitação, transportes, energia, comércio e educação foram os sectores mais afectados.
O estudo feito pela Organização das Nações Unidas (ONU), Banco Mundial (BM), Comissão Europeia e o governo ucraniano, revelou que a Ucrânia precisa de 500 mil milhões USD e cerca de 10 anos para se reconstruir, após três anos de guerra com a Rússia. Este valor é 2,8 vezes superior ao produto interno bruto (PIB) nominal do país registado em 2024.
O estudo incluiu dados da invasão da Rússia até 31 de Dezembro último, incluindo um aumento de 70% nos danos à infra-estrutura energética da Ucrânia de ataques russos. O número astronómico representou um aumento de mais de 7% face à última estimativa de 486 mil milhões USD há um ano, sendo que a habitação, transportes, energia, comércio e educação os sectores mais afectados.
"No ano passado, as necessidades de recuperação da Ucrânia continuaram a crescer devido aos ataques em marchada Rússia", apontou o primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal, em comunicado.
O Governo de Kiev alocou 7,37 mil milhões USD para atender às necessidades prioritárias de 2025, com apoio de dadores internacionais, mas ainda tem uma lacuna de financiamento de quase 10 mil milhões USD, segundo avança a imprensa internacional.
Três anos após o início da invasão da Ucrânia, a Rússia controla pouco menos de 20% do território ucraniano. Com a chegada de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos da América, já se fala em acordos de paz entre a Rússia e a Ucrânia para pôr fim na guerra.