Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

Vistos Falsos para Angola são caso de polícia

DIPLOMACIA

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Rui Manchete, disse esta quinta-feira, em Lisboa que a obtenção de Vistos Falsos para Angola por alguns cidadãos portugueses é caso de polícia.

De acordo com o Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) angolano, as empresas que contratam estes trabalhadores chegam a pagar a redes clandestinas, dentro e fora de Angola, 5.000 USD a 12.000 USD (entre 494 mil Kz e 1,1 milhões Kz) por cada visto falso.

Segundo a imprensa portuguesa, oficialmente, o processo para obtenção de um visto de trabalho em Angola, a partir dos consulados do país, ronda os 400 USD (cerca de 40 mil Kz).

Na semana de 2 a 8 de Outubro, o SME expulsou de Angola 1.401 estrangeiros por via administrativa e 4 por via judicial, registo que continua acima dos cerca de 1.000 casos semanais que se verificavam por norma até agosto passado.

Além disso, indicam ainda os números oficiais do SME, estão contabilizados actualmente, através dos Centros de Detenção de Estrangeiros Ilegais, 482 cidadãos em situação irregular, que aguardam a formalização das respectivas expulsões, maioritariamente da República Democrática do Congo.

O SME recebeu também, na última semana, 4.005 pedidos para emissão de diversos tipos de visto, tendo sido autorizados 639.

Expansão/Angonotícias

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo