Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Opinião

Como ter boas notas nos exames

Análise

Nove conselhos que o vão ajudar a ter sucesso na época de provas.

1. Arranje tempo suficiente para estudar. Não deixe os estudos para o último minuto. Embora existam excepções de alunos que conseguem bons resultados a estudar em cima da hora, é um facto que, para a maioria de nós, esta não é a melhor maneira de se abordar um exame. Defina um calendário para estudar. Anote os exames que vai ter e os dias respectivos. Depois organize o seu estudo em conformidade. Poderá querer dar mais tempo a alguns dos exames. Tente encontrar um equilíbrio em que se sinta confortável.

2. Organize o seu espaço de estudo. Verifique se tem espaço suficiente para espalhar os seus livros e anotações. Tem luz suficiente? A cadeira é confortável? Coloque os jogos de computador fora da vista, não se ligue às redes sociais e evite as mensagens SMS e os telefonemas durante o tempo de estudo. Tente livrar-se de todas as distracções, e certifique-se de que se sente confortável e capaz de se concentrar o mais possível. Para algumas pessoas, isso pode significar silêncio quase completo; para outras, a música de fundo ajuda. Alguns precisam de tudo completamente arrumado e organizado, enquanto outros prosperam num ambiente mais desordenado. Pense no que funciona melhor para si, e disponha do tempo adequado para o fazer.

3. Use fluxogramas e diagramas. Meios de auxílio visual podem ser muito úteis aquando da revisão. No início de um tópico, anote tudo o que já sabe sobre o tema e, em seguida, destaque os pontos onde tem lacunas. Mais próximo do exame, compacte as suas notas de revisão em diagramas de uma página. Apontar as suas ideias neste formato simples pode ajudá-lo a relembrar rapidamente tudo o que precisa saber durante o exame.

4. Pratique com exames antigos Uma das maneiras mais eficazes para se preparar para os exames é a prática de voltar a ver as versões anteriores. Isso ajuda-o a que se acostume com o formato das questões, e pode, também, ser uma boa prática para ter a certeza de que gasta a quantidade certa de tempo em cada secção.

5. Faça pausas regulares. Não estude demasiadas horas seguidas, pois isso pode ser contraproducente. Se estivesse a treinar para uma maratona, de certeza que não iria treinar 24 horas por dia. Está provado que, para retenção a longo prazo do conhecimento, fazer pausas regulares ajuda realmente.

6. Organize grupos de estudo com os colegas. Reúna-se com colegas para uma sessão de estudo. Poderá ter a resposta para algumas das dúvidas deles e vice-versa. Desde que se certifique em manter o foco sobre o tema em tempo pré-determinado, esta pode ser uma das maneiras mais eficazes de se preparar para o exame.

7. Explique as suas respostas a outros. Os pais e os irmãos (principalmente os mais novos) são, por vezes, chatos na altura em que se estuda para os exames, mas poderá utilizá-los para sua vantagem. Explique-lhes as respostas às perguntas que lhe fazem. Isso irá ajudá-lo a ter tudo mais claro na sua cabeça, e também a destacar as áreas onde precisa de mais trabalho.

8. Planifique o dia do exame. Certifique-se de que tudo fica pronto bem antes do exame, não deixe para o fim as dúvidas e as dificuldades. Para evitar atrasos e stresses, tente chegar o mais cedo possível ao local do exame. Calcule quanto tempo vai demorar para chegar lá e depois adicione algum tempo extra. Pode, também, fazer planos de deslocação para o exame em equipa com os amigos ou colegas de escola, contando que tenha a certeza de que eles serão pontuais!

9. Beba muita água e alimente-se de forma saudável Tente escolher alimentos com impacto sobre os níveis de energia e atenção. Privilegie alimentos nutritivos que ajudem na concentração e memória, como peixe, massas, frutas, frutos secos e iogurte. O mesmo se aplica no dia do exame, em que, se possível, deve comer uma boa refeição antes do teste. Como dica final, beba muita água, pois lembre-se de que estar bem hidratado é essencial para o seu cérebro poder trabalhar no seu melhor.

Boa sorte!

Carlos Vaz, Director internacional da A+ Angola, representante da EFFA

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo