Angola poderá ter Academia de Estudos Avançados a conceder graus de mestre e doutor
Uma Academia de Estudos Avançados, com o objectivo de formar especialmente, quadros nacionais com o grau de mestre e doutor, deverá ser criada ainda este ano, anunciou hoje, quinta-feira, o ministro do ensino superior, Adão do Nascimento.
Adão do Nascimento falava à imprensa no final de uma reunião da Comissão para a Política Social do Conselho de Ministros, que entre outros assuntos, apreciou o projecto de decreto presidencial que cria a Academia.
De acordo com o ministro, trata-se de uma instituição que vai se dedicar-se essencialmente, a formação a nível de mestrado e doutoramento e especialização e investigação de ponta.
Adianta que vai reunir os melhores peritos nacionais e estrangeiros e poderá formar quadros ao mais alto nível em diferentes especialidades.
Adão do Nascimento salienta que na sequência das recomendações feitas, serão organizados os documentos necessários para serem remetidos a aprovação do Conselho de Ministros.
O comunicado de imprensa da reunião indica que a Academia se enquadra na estratégia do Executivo de criação e desenvolvimento de instituições de ensino superior públicas.
Refere que a instituição, a ser criada, vai realizar a investigação científica, a fim de participar de forma activa no processo de desenvolvimento e modernização do país.
Angop / Expansão