Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Universidade

Banco Mundial financia seis instituições de ensino superior

PROGRAMA TEM UM VALOR GLOBAL DE 18 MILHÕES USD, NO ÂMBITO DO PROJECTO TEST

Com este projecto, governo pretende promover e melhorar qualidade da ciência, gestão institucional e resultados académicos. Instituições terão áreas ou acções concretas onde irão trabalhar para melhorar o ensino com base no financiamento do Banco Mundial, em parceria com Global para a Educação (GPE).

O Banco Mundial, em parceria com o Global para a Educação (GPE), financiou projectos de seis instituições de ensino superior, no valor global de 18 milhões USD, no âmbito do Projecto de Desenvolvimento do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia (TEST).

O TEST é uma "iniciativa estratégica do Governo com o objectivo de fortalecer a qualidade e a relevância do ensino superior, especialmente nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEAM), promover a empregabilidade e incentivar a ligação entre as universidades e o sector produtivo." As instituições que receberam o financiamento são o Instituto Superior Politécnico do Bengo (ISP-Bengo), Universidade do Namibe (UNINBE), Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela (ISCED -Benguela), Universidade Rainha Njinga a Mbande (URNM) e o Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul (ISPCS).

Na prática, as instituições que receberam este financiamento terão áreas ou acções concretas onde irão trabalhar para melhorar o ensino. Por exemplo, o projecto do ISCED -Benguela, que vai receber três milhões dos 18 milhões USD, "foca-se na qualidade da formação de professores, ou seja, vai capacitar os docentes em áreas críticas, reformular currículos, modernizar infra-estruturas e promover a equidade de género no acesso aos cursos".

Outro exemplo é o projecto do ISP do Bengo. Com um financiamento estimado em aproximadamente 3,05 milhões USD, "o instituto propõe a criação de um Centro de Investigação e Desenvolvimento em Agronomia, Alimentos, Ambiente e Zootecnia (CICDAZ), para suprir a carência de laboratórios e campos experimentais, elementos cruciais para o avanço da agricultura e da segurança alimentar em Angola".

Já a Universidade José Eduardo dos Santos procura a transformação digital, ou seja, o projecto tem como objectivo modernizar a infra-estrutura tecnológica da universidade, fortalecer os laboratórios em diversas faculdades e institutos, e capacitar o corpo docente e pessoal não docente.

"A criação de um Sistema de Gestão Universitário (SGU) robusto e baseado em nuvem, a aquisição de equipamentos informáticos e softwares de análise de dados, e o equipamento de laboratórios de STEAM são elementos centrais".

As instituições terão de apresentar os resultados destas acções num período definido.

No acto da assinatura dos acordos com as instituições, o ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Ferreira, sublinhou a grande satisfação com que testemunhou a assinatura dos acordos baseados em resultados, um financiamento do Banco Mundial, com a participação do Fundo Global, que visa propiciar o desenvolvimento do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação em Angola".

Para Ndilu Mankenda Nkula, secretário geral do MESCTI, o sucesso destes seis projectos será crucial para moldar o futuro do ensino e da investigação científica em Angola.

Recorde-se que este financiamento faz parte do empréstimo avaliado em 150 milhões USD do Banco Mundial e 50 milhões do Fundo Global para a Educação para implementar o projecto TEST. O governo pretende aplicar parte do financiamento na contratação de um consultor individual para a prestação de serviço de Elaboração de um Paradigma de Plano de Ensino Superior para as Instituições de Ensino Superior (PDI). O principal objectivo do governo é definir um paradigma do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o seu respectivo roteiro, para promover melhor qualidade da ciência, gestão institucional e resultados académicos.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo