Universidade Gregório Semedo lança revista científica
O principal objectivo é criar um espaço para a divulgação, intercâmbio e debate dos mais relevantes resultados de actividades científicas, pedagógicas e de aprimoramento profissional.A revista será publicada quadrimestralmente nos períodos Janeiro-Abril, Maio-Agosto e Setembro-Dezembro.
A Universidade Gregório Semedo lançou, esta semana, a primeira revista científica da instituição, denominada "Ciência e Desenvolvimento", de uma publicação de acesso aberto no conceito Open Peer Review (POR).
A revista da Universidade Gregório Semedo destina-se a investigadores das diversas áreas da ciência, bem como a professores e estudantes de licenciatura e pós-graduação, às pessoas e instituições interessadas na formação de novas gerações, tanto em Angola como a nível internacional.
De acordo com o reitor da instituição, Wilfredo Urquianga, o acesso é livre e aberto e a leitura do artigo também é livre e qualquer pesquisador docente, estudante pode registar-se na plataforma e submeter um artigo. Há três tipos de artigos: artigo de revisão bibliográfica, artigos originais e artigos editoriais.
"Acabámos de fazer o lançamento, mas, mais do que o lançamento, o mais difícil é mantê-la com os indicadores mais altos e com um processo editorial com respeito pela ética para conseguirmos levar essa revista para planos internacionais".
O académico sublinhou que o principal objectivo é criar um espaço para a divulgação, intercâmbio e debate dos mais relevantes resultados de actividades científicas, pedagógicas e de aprimoramento profissional. A revista busca contribuir significativamente para o avanço teórico e prático das diversas áreas do conhecimento, promovendo o desenvolvimento e a reflexão crítica sobre as ciências em sua ampla diversidade.
A revista será publicada quadrimestralmente nos períodos Janeiro-Abril, Maio-Agosto e Setembro-Dezembro. Os artigos estarão em português e inglês, possuindo também título e resumo em espanhol.
"A revista mantém o compromisso com o princípio da ciência aberta, permitindo o acesso gratuito a todos os artigos publicados. Todos os conteúdos são disponibilizados sob a Licença Internacional Creative Commons 4.0.", conta acrescentado que a revista é a favor da Ciência Aberta e, por isso, recebe manuscritos provenientes de repositórios de preprints ou que promovam a colocação de dados de pesquisas em servidores de dados, entre outras manifestações.
A revista abrange uma diversidade de temas, garantindo que os conteúdos publicados estejam em sintonia com os campos de estudo e investigação das seguintes áreas: Direito, Engenharia Informática e Novas Tecnologias, Gestão de Recursos Humanos, Ciências Económicas e Empresariais e Ciências da Educação.
Para o secretário de Estado do Ensino Superior, Eugénio da Silva, uma revista científica tem um papel fundamental na disseminação do conhecimento produzido para o avanço em diversas áreas. Ela gera impacto na comunidade científica, na sociedade e na própria universidade, que é o veículo por meio do qual ideias inovadoras, conhecimentos, teorias desafiadoras e descobertas transformam o mundo.
"Hoje, mais do que nunca, estamos cientes da importância de valorizar a ciência como ferramenta fundamental para evolução da sociedade. A ciência, nas suas mais variadas formas, muda o nosso presente e prepara o nosso futuro e esta revista será parte integrante deste processo de moldagem de futuro".
O também académico sublinhou que uma revista científica é, de certa forma, uma plataforma por excelência onde os melhores trabalhos académicos, onde os produtos da investigação científica podem ser publicados e lidos, não apenas por especialistas, mas por todos aqueles que buscam entender o impacto da ciência nas suas vidas.
"Em cada edição da revista esperamos encontrar, não só avanços do conhecimento das diversas áreas específicas, mas também o contributo que nos permite enfrentar os desafios globais do nosso tempo nas áreas como saúde, meio ambiente, da tecnologia, das desigualdades sociais, do desenvolvimento sócio cultural.