Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Universidade

"Mentes Brilhantes" custeia estudos no Reino Unido e garante trabalho

PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO É “INVESTIMENTO NO CAPITAL HUMANO” ANGOLANO

Não sendo destinado a uma área específica do saber, o programa de bolsas de estudo corresponde a um período de 5 anos, sendo disponibilizadas duas bolsas anualmente. Inscrições abrem no dia 10 de Dezembro e processo de selecção dos candidatos termina em Maio

O programa "Mentes Brilhantes de Angola", lançado pela Moharra"s Invest no dia 27 de Novembro, vai disponibilizar entre 2 a 4 bolsas de estudo com financiamento integral e garantia de trabalho após o regresso a Angola. A bolsa destina-se a alunos do ensino médio de todo o País, entre os 14 e os 16 anos, que tenham elevado desempenho académico e sólida integridade moral para dar continuidade à formação superior no Reino Unido.

Com inscrições abertas entre o dia 10 de Dezembro e 31 de Janeiro, o programa de bolsas de estudos vai cobrir todos os custos associados à formação no Reino Unido, desde as propinas, ao alojamento, disponibilizando ainda subsídio de manutenção, despesas com visto e viagens.

Os bolseiros terão direito a acompanhamento académico e de bem-estar, mentoria e formação em liderança e carreira, exposição internacional e intercâmbio cultural e rede de apoio para a vida. Está ainda incluído no programa, que é promovido em parceria com a Dukes Education, um grupo de escolas e instituições de ensino britânicas de referência em Angola, a garantia de trabalho nas empresas da Moharra"s Invest ou em organizações parceiras do programa "Mentes Brilhantes de Angola", após o regresso a Angola.

"Este programa de bolsas de estudo não é apenas uma acção de responsabilidade social, é um investimento a longo prazo no capital humano, uma ponte construída entre o talento angolano e a educação de excelência com o propósito de trazer de volta o conhecimento, a liderança e a inovação", explica Elizabete dos Santos, fundadora e administradora executiva da Moharra"s Invest e responsável pelo projecto Moharra"s Education.

Processo de selecção vai até Maio

O processo de selecção vai decorrer até Maio e compreende, a fase de inscrição, que vai de 10 de Dezembro de 2025 a 31 de Janeiro de 2026, uma fase de pré-selecção provincial, entre Fevereiro e Março de 2026, seguida de uma avaliação final nacional. Os resultados serão conhecidos entre os meses de Abril e Maio de 2026.

A candidatura é submetida via online através do endereço electrónico https://angolabrilliantminds.com/pt/home. Não sendo destinado a uma área específica do saber, o programa corresponde a um período de 5 anos, sendo disponibilizadas duas bolsas anualmente. Mas, nesta fase, poderão ser atribuídas duas a quatro bolsas de estudo, em função do percurso e do desempenho académico dos candidatos aprovados, sendo esta uma decisão analisada internamente por uma comissão de avaliação.

A Dukes Education, parceira estratégica, será responsável pela mentoria e integração académica dos estudantes num ambiente que valoriza a excelência académica, o carácter e a cidadania global no sistema de ensino britânico.

"Queremos que cada estudante descoberto por este programa encontre não apenas uma formação de excelência, mas também a confiança para se tornar líder, inovador e agente de mudança no seu País. É esse o impacto duradouro que esperamos ajudar a construir", afirma Henrietta Lightwood, directora global de Marketing e Recrutamento Estudantil na Dukes Education Fernanda Dias dos Santos, estudante de Engenharia Química e do Meio Ambiente na Cardiff Sixth Form Colleges, instituição integrada no grupo Dukes, foi escolhida como embaixadora do programa.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo