Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Logo WeekendLifestyle

"O reggae é um estilo que tem muito a ver com África, a pobreza, a justiça e a igualdade"

LEGALIZE | MÚSICO

Considerado um dos maiores produtores e promotores do estilo musical reggae, o músico Legalize defende que utiliza a música como um meio para fazer activismo social, porque os homens que guiam o País estão a abandonar o povo, sobretudo os mais jovens, que se vêem obrigados a refugiar numa nova profissão chamada "lotador", por falta de oportunidades em Angola.

Vai realizar já no domingo um concerto no Prova D"Art. Como estão a ser os preparativos?

Estamos a fazer os preparativos naturalmente, sem emoção, mas com um grande sentido de disciplina. Tivemos dois dias de ensaios com a banda, composta pelo solista T.D., na guitarra e ritmo está Gilson Bessa, na guitarra baixo Mias Galheta, nas teclas Mancho, da Banda FM, na bateria Zuma, nas congas Buxo e, no coro, estão Joelma e Wilker Neto, que é meu filho.

Durante o ano. quantos concertos realizou?

Participei em vários, como convidado. Este será o primeiro individual e será especial, porque é 100% reggae. Vou apresentar o meu primeiro disco, lançado em 2003, com o título "Deus Vive", mas vou apresentar também algumas músicas de Bob Marley, Peter Tosh, Alpha Blondy e de alguns clássicos angolanos, como Artur Adriano, Luís Visconde, Sofia Rosa, David Zé e Tony Caetano, mas cantadas no estilo reggae.

Por que preferiu fazer um concerto 100% reggae?

É o estilo que o identifica? Venho com esse estilo já há muitos anos. Este concerto, para mim, é uma forma de renascer. Há pessoas que gostam, outras não. Mas o reggae é uma música internacional. Vou mostrar o que tenho feito ao longo dos tempos e trazer clássicos angolanos num estilo que as pessoas jamais imaginaram que fosse possível cantar. No entanto, a realização do concerto é uma forma de eternizar e internacionalizar a música angolana. Oxalá seja divulgado o máximo possível, para que o mundo saiba que em África existe, não apenas um reggae jamaicano, mas também angolano.

É intérprete de semba, rumba e kizomba, mas prefere o reggae. Porquê?

Porque é um estilo que tem muito a ver com África, com a pobreza, com a justiça e a igualdade. Sou uma pessoa justa e luto pela igualdade. Gosto de acudir aos mais necessitados. Então, identifico-me mais com o reggae, porque sou angolano, sou africano e o reggae está no continente. Muitos são rastas e não sabem que são rastas, porque ser rasta não é só ter dreadlocks - ser rasta é ter um coração bondoso, amar o próximo, fazer e pensar o bem. E, por sermos africanos, temos essa matriz. Os que cantam reggae na Jamaica são nossos irmãos e lutamos pelas mesmas causas.

Quer dizer que encontra na música, sobretudo no reggae, uma maneira de fazer activismo social?

Sim! Por conta das mensagens que o estilo transmite. O reggae é uma música muito séria, pois trata de questões sociais, de intervenção económica e política, de questões ligadas à liberdade sexual e não só. Entretanto, identifico-me mais com essas causas.

Não é possível trazer essa liberdade para a rumba, a kizomba ou o semba?

Também é possível. O que eu canto no semba é o mesmo que canto no reggae. Então, a música permite-me falar de tudo e mais um pouco. Por exemplo, falo da moça que anda e se veste de forma extravagante, do moço que anda perdido no álcool, da falta de água, de luz, das estradas esburacadas, etc. No entanto, não deixo de apelar aos governantes e à juventude para praticarem o bem e evitarem a violência....

Leia o artigo integral na edição 896 do Expansão, sexta-feira, dia 02 de Outubro de 2026, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo