Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

AngoSat 1 em 'silêncio' deixa em órbita 320 milhões USD

Programa espacial

Angola investiu milhões USD na construção e lançamento do AngoSat 1 para melhorar as telecomunicações e a internet.

O ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Carvalho da Rocha, avançou esta semana que o Angosat-1 está em órbita, apesar de não comunicar com a estação terrestre, e anunciou que dia 23 de Abril será avaliado juntamente com os russos o "estado de saúde" do primeiro satélite angolano.
O governante adiantou: "o satélite tem 14 etapas, estamos na 13.ª e vamos fazer a avaliação dia 23 do corrente mês dessa última etapa, para verificar como é que estão os parâmetros, e depois tomarmos uma decisão técnica e científica em função do contrato que nós temos, que prevê tudo. Nessa indústria existem riscos e esses riscos estão todos cobertos no contrato."
"Para cada uma das etapas o seguro é equivalente ao valor do satélite. Por exemplo, se um satélite custa 120 milhões de dólares, há um seguro neste valor. O veículo que leva o satélite ao lançador custa 100 milhões e há um contrato nesse valor" acrescentou o responsável.
Embora os 120 milhões USD sejam quase uma terça parte dos 320 milhões investidos por Angola no AngoSat-1, esta verba deverá ser suficiente para garantir o AngoSat-2, tendo em conta que as despesas com as infra-estruturas já foram realizadas, pelo que, segundo o ministro, a parte angolana não sairá prejudicada, dado que o acordo acautela os interesses do País.

(Leia o artigo na integra na edição 469 do Expansão, de sexta-feira 20 de Abril de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo