Embaixador angolano quer experiência argentina no sector agrícola
O embaixador angolano na Argentina, Hermínio Escórcio, manifestou segunda-feira, em Buenos Aires, o interesse de Angola contar com o apoio e a experiência desse país da América latina no sector agrícola.
O diplomata exteriorizou essa pretensão durante a sua intervenção no I Simpósio Económico produtivo Angola/Argentina, iniciado ontem na cidade de Buenos Aires, tendo referido que a ajuda argentina poderá contribuir para o aumento da qualidade e da produção agrícola em Angola.
O apoio argentino, sublinhou, poderá ajudar Angola atingir um desenvolvimento mais rápido e sustentável em áreas como agro-alimentar, ciência e tecnologia agrária.
Considerou a Argentina um país com potencial e nível tecnológico elevado, principalmente no sector agrícola, tendo destacado as suas exportações para Angola de produtos como a farinha de trigo, farinha de milho, arroz, carne bovina, frangos e óleo vegetal.
Segundo o responsável, o Executivo angolano tem já estabelecido relações de cooperação com o Instituto Nacional Agro-pecuário (INTA) da Argentina, que tem servido de elo com outras empresas do sector agrário argentino.
Com esta parceria, acrescentou, o Executivo pretende obter também o apoio a nível tecnológico e da assistência técnica das empresas argentinas do sector agro-pecuário.
No encontro, os delegados estão debater assuntos ligados à produção de bens e serviços, assim como o grau de relação económica entre América e África.
Além de Hermínio Escórcio, o país está representado no encontro pelo director do Ministério das Relações Exteriores para América, Francisco da Cruz, presidente do conselho de administração da Feira Internacional de Luanda, Matos Cardoso, bem como representantes do Ministério do Comércio, da Agência de Nacional de Investimento Privado (Anip) e empresário das províncias do Cunene, Huíla, Cuanza Sul e Uíge.
Angop / Expansão