Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

ENAD vai formar 51 mil funcionários públicos até 2020

Estado

A Escola Nacional de Administração (ENAD) prevê formar 51 mil funcionários públicos até ao ano de 2020 informou esta terça-feira, em Luanda, o director-geral da instituição, José Ribeiro.

O responsável fez este pronunciamento quando discursava na abertura do ano formativo da ENAD, tendo referido que para concretizar o plano a escola vai se empenhar, ainda mais, no sentido de formar cinco mil alunos anualmente.

Referiu tratar-se de um projecto de grande responsabilidade visto a ENAD tem a missão de contribuir para o fortalecimento institucional das empresas, através da especialização de competências necessárias ao aumento da qualidade, produtividade, modernização e eficácia dos funcionários do sector público administrativo, empresarial e privado.

"Trata-se de uma grande responsabilidade, visto que a formação ministrada na ENAD contribui para melhorar a qualidade do serviço público", sublinhou.

O director, por outro lado, enalteceu o desempenho e a qualidade do serviço prestado pelos profissionais da instituição em 2013, tendo afirmado que o ano em causa foi um dos mais produtivos da ENAD.

Em 2012, comparou, o ENAD contou com cerca de 926 formandos e em 2013 o número de estudantes subiu para 3 mil e 774.

No seu entender, o aumento do número de estudantes se deve a qualidade formativa e os métodos modernos usados na ENAD.

"Os órgãos dos Recursos Humanos das empresas e os participantes que contactam os serviços da ENAD estão mais sensíveis actualmente com a questão da formação, o que acaba por exercer uma pressão que obriga a escola a melhor cada vez mais o seu sistema formativo", salientou.

Disse, na mesma esteira, que em 2013 a ENAD organizou cerca de 153 acções de formação, nas quais participaram directores nacionais e funcionários, que ingressaram pela primeira vez em instituições públicas.

"Para 2014, a Escola vai procurar manter uma maior aproximação com os seus clientes de forma a garantir-lhes uma formação com a exigida pelo Plano Nacional de Formação de Quadros (PNFQ)", frisou.

Fundada em 2008, a ENAD formou já cerca de 13 mil técnicos.

Angop / Expansão

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo