Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

"Estamos a construir novas infraestruturas para ligar África e Europa"

Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia,

A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse durante a abertura da 7.ª Cimeira União Africana-União Europeia, que está se a "construir novas infraestruturas para ligar África e Europa", desde portos e oleodutos a corredores logísticos estratégicos.

Ursula von der Leyen deu o exemplo do corredor do Lobito que considera ser um projecto ambicioso que, esta semana, vai fazer o primeiro carregamento de abacates angolanos partirá de Lobito rumo à Europa.

"Vejam o Corredor de Lobito. Todos conhecem este ambicioso projecto para levar minerais essenciais da Zâmbia e da RDC aos mercados globais. Mas há muito mais. Ao lançarmos o corredor, também começámos a trabalhar com agricultores aqui mesmo em Angola. Empresas europeias forneceram formação. Ajudaram as empresas locais a adequarem-se às normas europeias e a expandirem a sua capacidade de exportação", apontou.

Segundo a titular da pasta do Comissão Europeia, a Europa já é, de longe, o principal parceiro comercial de África. Um terço do comércio total de África é com a Europa, e África exporta para a Europa mais do dobro do que para a China.

"Grande parte do nosso comércio já é isento de direitos aduaneiros e quotas há décadas, graças aos nossos acordos de livre comércio e regimes de preferências. Mas vejo espaço para expandir ainda mais a nossa relação comercial. Em todo o continente, estamos a construir novas infraestruturas para ligar África e Europa", reforçou.

Assim, entende que enquanto a Europa ligar o continente africano aos mercados globais, também está a apoiar o comércio dentro do continente.

"Esta é a melhor forma para as empresas africanas crescerem e se prepararem para a concorrência global. Com esta Cúpula, anunciamos mais apoio à Área de Livre Comércio Continental Africana. A mensagem é clara. Mesmo e especialmente nestes tempos de tensões globais, acreditamos no poder do comércio. Porque traz benefícios para o nosso povo e para as nossas economias", justificou.

Os dirigentes da União Europeia e dos Estados membros da União Africana estão reunidos em Luanda, na sétima cimeira UE-UA subordinada ao tema "Promover a paz e a prosperidade através de um multilateralismo efetivo". A cimeira começou ontem, 24, e termina esta terça-feira (25).

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo