Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Universidade

Angola ocupa 392.º lugar em África no ranking das melhores universidades

ENTRE 2.095 INSTITUIÇÕES DO CONTINENTE AVALIADAS PELA WEBOMETRICS

A avaliação externa das instituições de ensino superior, criação de direcções e departamentos de avaliação interna pelo INAAREES são apontados como factores cruciais na avaliação. Académico acredita que, daqui a mais alguns anos, País vai melhorar posição nos rankings globais.

Angola ocupa a posição 392 no ranking das melhores universidades do mundo da Webometrics, avaliação que engloba mais de duas mil instituições de ensino superior do continente, num total de mais de 32 mil universidades em todo o mundo. Entre as angolanas, a Universidade Agostinho Neto (UAN) ocupa o primeiro lugar e está na posição 392 de África e 3.368 no mundo, seguido da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), na posição 658 em África e 4.456 no mundo. A Universidade Óscar Ribas (UOR) fecha o top 3 na posição 882 do continente e 4.918 no mundo.

A Webometrics é uma plataforma independente que classifica universidades com base em visibilidade global, excelência em pesquisa, acesso aberto e influência académica. Ou seja, oferece rankings globais transparentes, abrangentes e fundamentados em pesquisa para instituições de ensino superior, com base na presença online, impacto, abertura e excelência académica. No total, são avaliadas 32 mil instituições em mais de 200 países duas vezes por ano, em Janeiro e Julho.

No continente, foram avaliadas 2.095 instituições de ensino superior. A Universidade da Cidade do Cabo ocupa o primeiro lugar em África e o 241 no mundo, seguido da Universidade de Witwatersrand, em segundo em África e 333.º no mundo e a Universidade de Pretória, em terceiro em África e 371.º no índice global. Todas as que estão no top 3 no continente são de África do Sul. A Afriford University, do Benin, fecha o ranking em África, na última posição (2.095 lugar), e está em 5.881.º no mundo.

A posição de Angola no ranking continental teve um trambolhão em 2025. Saiu de 247 em 2024 para 397 em Julho, mas na avaliação divulgada em Janeiro o país recuperou cinco lugares, para o 392. Em todas as edições, a UAN ocupa o primeiro lugar das melhores universidades a nível nacional. Mesmo com o enorme tombo de 150 lugares em 2024 e a ligeira recuperação em Janeiro, Nguinamau Benjamim considera positiva a posição de Angola no ranking, tendo em conta o número de instituições avaliadas.

"Embora não sendo a meta que Angola pretende, é um passo qualitativo e tenho a certeza que o trabalho que o Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES) está a levar a cabo, com a avaliação externa das instituições do ensino superior no País e também a criação de direcções e departamentos de avaliação interna nas instituições, vai ajudar a aumentar a qualidade de ensino superior no nosso País. Creio que, daqui a alguns anos, vamos melhorar muito a posição que ocupamos neste ranking", afirmouo académico.

Apesar da plataforma apresentar uma metodologia que busca incentivar as instituições a fortalecerem a sua presença online, apoiar o acesso aberto, equidade do conhecimento para públicos globais, divulgação científica e a investigação, a Webometrics recomenda aos alunos e partes interessadas a utilizar o ranking juntamente com mais critérios académicos adicionais e a contextualização ao avaliar as universidades. Recorde-se que o País tem-se posicionado nos últimos lugares dos rankings não apenas das universidades, como também na investigação científica.

A título de exemplo, em Setembro do ano passado, Angola ocupava o 182.º lugar em ranking sobre investigação científica da plataforma Ad Scientific Index, numa avaliação feita a 221 países feitos. Na ocasião, foi observado que a investigação científica em Angola, e não só, acaba muitas vezes por estar no fim da lista de prioridades do Governo e universidades, muitas vezes porque falta dinheiro e outras porque falta vontade política.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo