Isabel dos Santos negoceia compra de participação de Amorim no BIC
Empresária fica com 50% da instituição financeira se o negócio avançar. A operação pode levar à fusão do BIC com o BFA por via da participação da angolana no Banco Português de Investimento.
A empresária Isabel dos Santos poderá tornar-se na maior accionista do BIC, caso consiga adquirir os 25% que Américo Amorim detém na instituição. A avançar, o negócio dará a Isabel dos Santos uma posição reforçada na banca portuguesa, onde já detém cerca de 20% do BPI.
De acordo com o jornal português Diário Económico, Isabel dos Santos está em conversações com o empresário português para a compra de 25% do BIC, onde a angolana já detém uma participação de 25%.
Para além de Isabel dos Santos e Américo Amorim, são accionistas o CEO do BIC, Fernando Teles (20%), a Ruasgest (10%), Luís Santos (5%), Manuel Pinheiro Fernandes (5%) e Sebastião Lavrador (5%). Embora sejam distintos, o BIC Portugal - gerido por Mira Amaral - e o de Angola têm estruturas semelhantes.
Fontes próximas do processo citadas pelo Diário Económico referem que as conversações estão no bom caminho, sendo provável que se atinja um acordo no curto prazo. Se se concretizar, a operação abre caminho a futuros movimentos de consolidação no sector em Angola e Portugal.
Continue a ler esta notícia na edição impressa