Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Novas regras do domínio ".ao" e programa Cansat de microsatélites entre projectos apresentados

FORUM ANGOTIC 2019

Muitas das empresas angolanas aproveitaram a presença dos convidados e empresas estrangeiras para mostrar os seus produtos e o nível de desenvolvimento tecnológico do País.

O Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, que é agora o gestor do domínio "ao", endereço electrónico indicador de instituição, empresa ou particular na Web (internet) que estejam registadas em Angola, apresentou as novas regras de adesão. Por decreto presidencial, o MTTI fica com esta responsabilidade e anunciou que pretende massificar a sua utilização, facilitando a sua escolha. Hoje as entidades que utilizam o ".ao" não chegam às 80.

Anteriormente, o processo era bastante complicado. Tinha que se fazer um requerimento dirigido à Uninet, unidade adstrita à Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto, pagar cerca de 50 mil Kz e esperar pela resposta.

A partir de agora, como foi anunciado na Angotic, o processo é feito online através do portal do governo SEPE.gov.ao. Procede-se ao preenchimento do formulário e faz-se o pedido. O sistema gera depois um código para pagamento no Multicaixa, sendo que o interessado deve fazê-lo na zona de Pagamentos ao Estado, onde existe esse link.

O valor é também muito mais baixo, o equivalente a 22 euros, que significa cerca de 8.400 kz, sendo que depois é activado automaticamente. Ou seja, em pouco minutos e, por um preço 5 vezes mais baixo, é possível registar uma empresa ou entidade neste domínio. (...)


(Leia o artigo integral na edição 529 do Expansão, de sexta-feira, dia 21 de Junho de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo