Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

PRODESI financia apenas 22 empresas das 2.300 previstas

PLANO ANUAL DE DESENVOLVIMENTO 2024

Dos 22 mil milhões Kz de financiamentos previstos para as micro, pequenas e medias empresas foram apenas disponibilizados mil milhões Kz.

Até ao terceiro trimestre do ano passado só foram financiadas 22 empresas de um total de 2.300 inicialmente previstas no Plano Anual de Desenvolvimento Nacional do ano passado (PADN2024), no âmbito do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI).

O financiamento previsto no ano passado para as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) alcançou apenas 1% do que estava projectado no PADN2024, uma fraca execução deste objectivo que visa "assegurar a diversificação económica sustentável e a segurança alimentar". Dos 22 mil milhões Kz projectados, foram apenas concedidos mil milhões Kz, valendo 6% do crédito total para as MPME, que têm reclamado sobre as dificuldades de acesso ao crédito na banca comercial.

Apesar de o aumento da produção nacional ser sistematicamente apresentado como o caminho para que a economia nacional cresça e passe e depender menos de mercados externos e reduzir a inflação no País, que no ano passado ficou nos 27,5", também pouco foi cumprido em termos de metas.

A agricultura aparece como a primeira frente para o crescimento da produção, apesar das dificuldades apresentadas por quem produz. Cenário idêntico é vivido pelo sector industrial que também tarda em dinamizar, apesar de alguns segmentos terem melhores resultados. Os números agora apresentados na execução do Plano Anual de Desenvolvimento Nacional do ano passado demonstram que o sucesso da produção nacional passa pela concretização de diferentes aspectos.

O apoio aos produtores rurais é um deles, já que a agricultura familiar tem um peso significativo e representa mais de 80% do que se produz no País, segundo dados oficiais. Ainda assim, no ano passado, do apoio que se pretendia dar a 200 empreendedores rurais, menos de metade foram contemplados. Ou seja, apenas 97 empreendedores rurais receberam apoios do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo