Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Assessores de campanha de JLo dão forma a novo grupo de comunicação

EMISSÕES DA GIRASSOL TV COMEÇARAM SÁBADO

O novo projecto assume-se como multiplataforma (rádio, televisão, jornal semanário, portal de notícias), para além de parque gráfico e ter estúdios próprios de televisão. Origem do investimento é desconhecida mas operação está a ser liderada por profissionais brasileiros.

Um novo grupo de comunicação social multiplataforma, baptizado Rede Girassol, que já tem um canal de rádio em funcionamento (Girassol FM), iniciou sábado, 19, a emissão do seu canal de televisão, a Girassol Tv, que por enquanto está disponível apenas nas plataformas de televisão paga. O projecto, que inclui ainda um portal, um jornal semanário, estúdios próprios de televisão e parque gráfico, está a ser implementado no terreno por uma equipa de profissionais brasileiros que trabalharam nas campanhas eleitorais de João Lourenço em 2017 e 2022.

Um dos rostos da implementação deste ambicioso investimento é o jornalista, produtor, editor e realizador brasileiro Volmar Malgarin (com passagem pela Rede Record, SBT, Tv Cultura e Tv Globo Internacional), que não esconde o entusiasmo com o novo projecto na sua página no Facebook. Na mesma plataforma, também são visíveis publicações de comemoração da reeleição ao lado de João Lourenço depois das eleições gerais de 24 de Agosto. Malgarin apresenta-se como coordenador da equipa de marketing político para a campanha eleitoral, em parceria com Marcos Martinelli. O mesmo tipo de publicação repete o estilo e a mensagem de outras publicações divulgadas em 2017, após a primeira eleição do actual Presidente da República.

De acordo com o Diário da República, Volmar Malgarin registou, em Angola, uma empresa com o seu nome e capital social de 100.000 Kz. Foi criada no dia 5 de Novembro de 2020, sendo que o jornalista é o sócio-único, mas só foi publicado em Diário da República a 7 de Maio de 2021. A sua ligação ao País vem desde as eleições de 1992, quando trabalhou para a TPA e estende-se ao longo dos anos para outras áreas.

O jornalista dirige ainda a empresa Lunna Comunicação, com sede em Santos (litoral do estado de São Paulo). No site oficial, a empresa explica que é responsável pela consultoria e integração de "tecnologia e produção de conteúdo, responsável pela criação, implantação e gestão do primeiro hub angolano de comunicação multiplataforma".

Afirma ainda que a Rede Girassol é um projecto "inovador em multiplataformas digitais e impressas, com informação, entretenimento, educação e geração de negócios". "A estrutura técnico-operacional integra sistemas e processos inovadores de operação e gestão, com transmissões digitais para cobrir todo o país", promete a Lunna Comunicação, dirigida por Volmar Malgarin.

Ginga e direitos do Mundial

A Rede Girassol é uma marca da empresa Ginga.com - Comunicação, Multimédia e Telecomunicações, uma Sociedade Anónima (SA) criada no dia 29 de Janeiro de 2019, com um capital social de 4 milhões Kz. Hélder Barber (PCA), antigo PCA da TPA, Pedro Cabral, PCA da Rádio Nacional de Angola e Carlos Fernandes (ambos vogais) são apresentados em Diário da República como gestores da empresa. Segundo o Diário da República, no dia 14 de Dezembro de 2021, a empresa Ginga.com alterou a sede oficial, que agora é no Camama (no primeiro registo estava na zona de Talatona), registou um aumento de 800 milhões Kz de capital social (mais de 1,5 milhões USD ao câmbio actual) e uma alteração parcial do pacto social.

De acordo com algumas informações publicadas em diversos órgãos de comunicação social, o grupo devia ter começado a emitir ainda antes das eleições de Agosto - mas com o nome Ginga. No entanto, o Expansão apurou que um registo anterior com o mesmo nome levou à alteração para Rede Girassol. Também as instalações do grupo Ginga.com, no Camama, em Luanda, estão a ser equipadas, depois de terminadas as obras de construção civil. Os custos foram estimados em cerca de 20 milhões USD, segundo o construtor, a empresa portu[1]guesa Martifer.

Ao nível dos conteúdos, o primeiro grande trunfo da Girassol Tv é a transmissão de alguns jogos do Mundial de futebol do Catar, que se realiza entre os dias 20 de Novembro e 18 de Dezembro. Apesar de os sul-africanos da Multichoice deterem o exclusivo de transmissão de todas as partidas em plataformas pagas em Angola, a Girassol Tv associou-se à TPA para garantir os direitos de transmissão em canal aberto, ou seja "free to air", de acordo com o que consta num documento da FIFA a que o Expansão teve acesso. Estes pacotes, que incluem apenas alguns jogos, são assim exclusivos para os operadores que actuam em canal aberto.

Fontes contactadas pelo Expansão garantem que a Girassol Tv possui uma licença deste tipo, facto que deixa em aberto a possibilidade do novo grupo de comunicação social fazer concorrência à TPA e Zimbo no futuro. O Expansão contactou também o PCA da Ginga.com, Hélder Barber, para obter mais informações e recolher esclarecimentos sobre a Rede Girassol e os seus objectivos mas, apesar da disponibilidade inicial e da insistência entre ligações telefónicas e mensagens, o gestor acabou por não prestar declarações.