Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Edição n.º 38 da FILDA acontece de 18 a 22 de Julho na ZEE

A 1.º EDIÇÃO FOI REALIZADA HÁ 40 ANOS

A 38ª edição decorre sob o lema: "Economia digital - a nova fronteira da economia mundial" e acontece numa altura adversa da economia angolana.

A Feira Internacional de Luanda (FILDA), que caminha para as 38 edições, vai acontecer de 18 a 22 de Julho, na Zona Económica Especial Luanda-Bengo (ZEE). A edição deste ano tem a missão de superar a Filda 22, que teve nota positiva em termos de número de expositores, de acordo com o relatório final da empresa Eventos Arena, do grupo Arena, que organiza o certame.

A FILDA 2023, que vai realizar- -se sob o lema "Economia digital - a nova fronteira da economia mundial", tem o desafio de ultrapassar os mais de 630 expositores e mais de 32 mil visitas, num contexto adverso da economia Angolana, com afectação directa às empresas.

Contudo, Bruno Albernaz, presidente do conselho de administração do grupo Arena, mantém o optimismo e prevê que, nesta edição, mais de 750 empresas exponham as suas marcas nos 28 mil metros quadrados da maior montra de empresas no País. A confirmar-se este número de expositores, a FILDA 2023 vai bater em 16% os 630 expositores da feira de 2022.

"A participação activa dos Estados Unidos da América (EUA) é sem sombra de dúvida a grande novidade. De tal modo, que será realizada durante o evento um dia destinado à comemoração dos 30 anos de diplomacia entre Angola e EUA", explicou Bruno Albernaz, no lançamento da FILDA 2023.

Além dos Estados Unidos, que é estreante, já confirmaram presença países como Portugal, Itália (melhor participação estrangeira da edição passada), Indonésia, Turquia, Alemanha, Japão e Brasil, este último de forma não oficial, sendo representada pela Associação de Empresários e Executivos Brasileiros em Angola (Aebran).

O certame, que teve duas interrupções ao longo dos 40 anos de existência, é um espaço "privilegiado para fazer negócios, dá oportunidade aos empresários de interagir com os consumidores, sendo através dela que vão conseguir, de forma contínua, expandir os seus negócios, criar mercado e aumentar a diversificação económica", de acordo com o secretário de Estado para a Economia, Ivan Santos, quando falava na oficialização da data da FILDA 2023.

Recorde-se que, nesta edição, não haverá espaço para a realização do "Angola Startup Summit 2023", como aconteceu na edição anterior, já que a segunda edição da feira das startups decorreu, separadamente, em Abril deste ano, no Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC).

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo