Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Estados Unidos vão aplicar 624 mil USD na defesa da vida selvagem

FORMAÇÃO DE TÉCNICOS ANGOLANOS

Em causa está a extracção ilegal, tráfico de madeira e tráfico ilegal de animais selvagens para a preservação da biodiversidade.

O governo norte-americano vai financiar com 624 mil USD a formação de mais de 200 juízes, promotores, investigadores e funcionários alfandegários angolanos em matéria de investigação e julgamento de casos de tráfico ilegal de animais selvagens.

De acordo com uma nota da embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) em Angola, a formação vai abranger quadros de 10 das 18 províncias do País, sendo que no mês passado decorreram acções de formação na província do Cuando Cubango, estando previstas outras em Cabinda e Luanda.

O projecto, a ser implementado pela organização não-governamental Traffic, visa também fortalecer a capacidade do País no combate à extracção ilegal e o tráfico de madeira, uma actividade que se alinha com os esforços contínuos para impedir as exportações ilegais a granel.

"A exportação ilegal de madeira prejudica a subsistência do povo angolano e é uma das principais ameaças à vida selvagem e às florestas do País", sublinha a nota.

O documento realça que, num projecto separado financiado pelos EUA, aprovado em 2022, a ONG Stop Illegal Fishing e a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) vão trabalhar com Angola para fortalecer a monitorização e controlo de embarcações de pesca de bandeira estrangeira em águas angolanas e melhorar a partilha de informações entre as agências de controlo de pescas e da aplicação da lei nas nações da SADC.

"A Embaixada dos EUA em Luanda também continuará a apoiar os parceiros, como The Nature Conservancy, African Parks, National Geographic e outros, para facilitar e estabelecer pesquisas científicas para melhor fornecer informações sobre protecção da vida selvagem e preservação da biodiversidade, promoção da prosperidade económica e para comunidades locais", salienta o documento.

O Governo norte-americano tem ainda como objectivo encorajar os parceiros que possam complementar os projectos e para apoiar o Governo e as organizações regionais, como a Área de Conservação Transfronteiriça Kavango Zambeze (KAZA) e a Comissão Permanente de Água da Bacia do Rio Okavango (OKACOM).