Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Expansão da rede de distribuição de energia em Moçamedes e no Tômbwa vai custar 115 milhões euros

Angola

A maior parte das comunas dos municípios de Moçâmedes e Tômbwa depende hoje de grupos geradores que não respondem à procura.

As obras de reabilitação e expansão das redes de distribuição de electricidade dos municípios de Moçâmedes e Tômbwa, na província do Namibe, vão custar aos cofres do Estado cerca de 115 milhões EUR, de acordo com o despacho presidencial n.º 223/21 de 28 de Dezembro. No diploma, o Presidente da República autoriza a disponibilização de uma verba para as obras de reabilitação e expansão das redes de distribuição de electricidade nos municípios acima mencionados.

As obras serão entregues ao consórcio das empresas Siemens Gas and Power GmbH & Co.KG e Siemens, S.A através do procedimento de Contratação Simplificada, ou seja por ajuste directo.

Segundo uma fonte do Ministério da Energia e Águas que não se quis identificar, os 115 milhões Euros servirão para a compra do material que será usado em todo o processo, como por exemplo, cabos, PTS`S, postes de alta e média tensão, etc.. A fonte fez saber ainda que, conforme as necessidades dos dois municípios, também será construída uma infraestrutura eléctrica com capacidade instalada de 70 Kv. "Numa primeira fase, será reabilitado todo o material eléctrico que foi vandalizado nos últimos tempos e só depois é que serão adquiridos os materiais para a expansão das redes de distribuição de energia", esclareceu.

Vale lembrar que o município do Tômbwa recebeu no ano passado uma Central Híbrida de Energia Eléctrica, com potência de três megawatts a diesel, e mais dois megawatts solar, suportado por quatro geradores com capacidade de 750 quilowatts.

As obras que orçaram em 19 mil USD, equivalente a 16,8 mil EUR, tiveram início em Setembro de 2020. Até finais do ano passado, a província era abastecida com cerca de 13 grupos geradores. Com cerca de 187 573 mil habitantes, o município do Tômbwa tem a capacidade de produzir 11 megawatts, mas neste momento apenas estão a ser produzidos três megawatts.

Já o município de Moçâmedes, com 335.892 habitantes também tem enfrentado dificuldades. São poucos os habitantes que dispõem de energia da rede pública. Uma boa parte consome energia de grupos geradores.