Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Gastos com diesel reduzem em 87 mil milhões Kz em dois anos

GERAÇÃO DE ENERGIA

O País tem agora uma produção instalada de energia na ordem dos 5.9 megawatts, uma capacidade tida como "boa" face às necessidades reais.

Os gastos com a compra de gasóleo para a produção de energia eléctrica em Angola passaram, nos últimos dois anos, de 230 mil milhões Kz para 87 mil milhões Kz, avançou o secretário de Estado da Energia.

Os números foram avançados na terça-feira, 07, por António da Costa, o que significa que o País poupou 143 mil milhões Kz em diesel para alimentar grupos geradores. O País passou a ter uma produção instalada de energia na ordem dos 5.9 megawatts, uma capacidade tida como "boa" face às necessidades reais.

O potencial actual conta com mais de 3. 3 megawatts de produção de energia hídrica, além da térmica e híbrida.

Um dos maiores ganhos registados neste quinquénio, segundo o responsável, foi a interligação do sistema Norte com o sistema Centro, realidade que permitiu reduzir significativamente o consumo de combustível para a produção de energia eléctrica naquelas regiões.

A referida interligação foi concretizada através da linha de transporte da barragem hidroeléctrica de Cambambe (Cuanza Norte), passando pela Gabela (Cuanza Sul) até Quileva (Lobito), província de Benguela.

(Leia o artigo integral na edição 678 do Expansão, de sexta-feira, dia 10 de Junho de 2022, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)