Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Gastos com diesel reduzem em 87 mil milhões Kz em dois anos

GERAÇÃO DE ENERGIA

O País tem agora uma produção instalada de energia na ordem dos 5.9 megawatts, uma capacidade tida como "boa" face às necessidades reais.

Os gastos com a compra de gasóleo para a produção de energia eléctrica em Angola passaram, nos últimos dois anos, de 230 mil milhões Kz para 87 mil milhões Kz, avançou o secretário de Estado da Energia.

Os números foram avançados na terça-feira, 07, por António da Costa, o que significa que o País poupou 143 mil milhões Kz em diesel para alimentar grupos geradores. O País passou a ter uma produção instalada de energia na ordem dos 5.9 megawatts, uma capacidade tida como "boa" face às necessidades reais.

O potencial actual conta com mais de 3. 3 megawatts de produção de energia hídrica, além da térmica e híbrida.

Um dos maiores ganhos registados neste quinquénio, segundo o responsável, foi a interligação do sistema Norte com o sistema Centro, realidade que permitiu reduzir significativamente o consumo de combustível para a produção de energia eléctrica naquelas regiões.

A referida interligação foi concretizada através da linha de transporte da barragem hidroeléctrica de Cambambe (Cuanza Norte), passando pela Gabela (Cuanza Sul) até Quileva (Lobito), província de Benguela.

(Leia o artigo integral na edição 678 do Expansão, de sexta-feira, dia 10 de Junho de 2022, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo