Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Há professores a receber salários, que não estão nas escolas

Lista de pagamentos dos Ministério da Educação inclui professores fora da escola

É o próprio Ministério da Educação que o denuncia, e por isso mesmo vai iniciar um levantamento aturado para identificar quem está a receber salários como professores mas que não dá aulas ou nem sequer tem qualquer actividade lectiva ou coordenação na escola, ou seja, a lista de pagamentos aos professores inclui pessoas que estão a exercer outras funções fora das escolas

E quem o disse foi a ministra da Educação, Luísa Grilo, durante uma jornada de campo, na companhia da governadora de Luanda, Ana Paulo de Carvalho.

A ministra adiantou que, e apesar dos professores não disporem de horários, isto é, não estão a dar aulas, mas ganham salários como docentes o que significa que o Ministério da Educação está a pagar a professores que não estão a exercer a actividade docente.

Por outro lado, numa rápida volta pelas inúmeras escolas do país, e muitas delas estão a ser construídas no âmbito do PIIM (Plano Integrado de Intervenção nos Municípios), percebe-se que têm falta de professores.

É o caso do município de Sanza Pombo, no Uíge, que, e de acordo com o responsável pelo sector da Educação da província, Mateus Laurindo, que diz que precisa de mais de 400 professores para melhorar o processo de ensino na região.

Voltando à questão dos professores que recebem como professores mas estão fora das escolas, Luísa Grilo disse que o Governo está empenhado em que haja menos alunos por sala de aula e para isso terá de aumentar o número de professores comprometidos com a sua actividade, que é dar aulas.