Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Mais 19 frequências semanais, para 4 destinos domésticos, passam para o novo aeroporto

DESDE TERÇA-FEIRA, DIA 10

Estima-se que o movimento de passageiros possa aumentar 80% face ao que existe hoje. Os Caminhos-de-Ferro de Luanda e a TCUL, para já, mantêm as mesmas rotas e as mesmas frequências de ligação ao novo aeroporto.

Desde terça-feira, dia 10, a transportadora aérea de bandeira, TAAG, iniciou a segunda fase de operacionalização e transferência de serviços para o Aeroporto Internacional Agostinho Neto (AIAAN), com as ligações aéreas para o Soyo, Dundo, Saurimo e Luena. Nesta segunda fase, serão mais 19 frequências/semana, estimando-se que o movimento de passageiros possa aumentar 80%.

Para Saurimo (Lunda Sul) estão programadas sete frequências semanais, com saídas diárias de Luanda, sendo o voo inaugural a partir do AIAAN, na passada terça-feira. Enquanto isto, os voos para o Moxico, na cidade do Luena, serão realizados às segundas, quartas-feiras e sábados, ou seja, o Luena terá apenas três frequências.

Entretanto, a viagem para o Dundo, na Lunda Norte, terá quatro frequências por semana, com saídas de Luanda às segundas, quintas, sextas-feiras e domingos. O voo inaugural aconteceu na quinta-feira, dia 12 de Dezembro de 2024.

Já a rota Luanda-Soyo-Luanda terá cinco frequências semanais, com saídas da capital do País às segundas, terças, quartas, quintas e sextas-feiras, sendo o voo inaugural realizado nesta quarta-feira, a partir do AIAAN. Os serviços serão operados e realizados por aeronaves do modelo Dash 8-Q400, com capacidade para 74 passageiros, 64 em classe económica e 10 em classe executiva.

A abertura de novas rotas, segundo o PCE da TAAG, Nelson Oliveira, é um processo de continuidade da transferência gradual das operações comerciais de passageiros do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, para o novo Aeroporto Internacional António Agostinho Neto (AIAAN), localizado no Bom Jesus, município de Icolo e Bengo.

Já no que estava programado para a terceira fase, como fez saber o PCE da TAAG, as ligações aéreas a partir do AIAAN com destino ao Huambo, Lubango e Cunene não serão feitas, porque são rotas que têm muitos passageiros internacionais em trânsito, uma vez que ainda não está operacional o serviço internacional no AIAAN.

Paralelamente, a TAAG tem em curso um plano de comunicação multicanal e abrangente, de forma a manter os seus clientes, passageiros e demais stakeholders devidamente informados sobre o processo de transferência. Para assegurar ligações em terra ao novo aeroporto, o Caminho- -de-Ferro de Luanda e a empresa de Transportes Colectivos Urbanos de Luanda (TCUL) vão manter as rotas que foram abertas há um mês. O objectivo, segundo apurou o Expansão, é aproveitar os meios já disponibilizados pelo Ministério dos Transportes.

"Pelos horários e as frequências para os novos destinos pensamos que ainda não há necessidade de fazer alterações, mas, se se justificar, claro que vamos alterar", disse uma fonte do Ministério dos Transportes, que confirmou que estes meios continuam a circular com uma taxa de ocupação muito abaixo das suas capacidades.

Para se ter uma ideia, hoje existem oito ligações ferroviárias diárias entre o Bungo e o novo aeroporto, cinco são em serviço expresso (apenas com paragem em Viana) e três no serviço Interestações (com paragens nos Musseques, Viana e Baía), sendo o primeiro a sair de Luanda às 04h00 horas e o último às 16h30.

Em sentido contrário o primeiro é às 05h10 e o último às 18h10 Nelson Oliveira confirma que estão a fazer tudo para que, no final de Março, comecem as operações internacionais e que todos os voos domésticos já estejam a funcionar no AIAAN. Garante também que tudo está a ser equacionado para que esta fase da operacionalização do novo aeroporto não crie dificuldades para todos aqueles que procuram pelos serviços da transportadora nacional.

"O negócio da aviação são fases. O que é bom para a TAAG é bom para os outros. As normas são as mesmas e internacionais. O que a TAAG tem de cumprir, os outros também têm de cumprir, vamos olear a máquina para que todos encontrem este aeroporto nas melhores condições", conclui.

Actualmente, a TAAG disponibiliza 12 destinos domésticos e 13 destinos internacionais. Além do transporte de passageiros, a sua frota realiza igualmente o transporte de carga, um serviço cada vez mais essencial para o desenvolvimento do ecossistema local.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo