Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

MinFin atrasa os pagamentos, governo do Bié reclama, ministra faz promessas, mas conclusão de obras sociais estão condicionadas

Ministra das Finanças em visita província do Bié para ver e ouvir sobre projectos dos OGE (PIP e PIIM)

O atraso do Ministério das Finanças (MINFIN) na cabimentação de verbas ao governo da província do Bié está a condicionar a conclusão das infraestruturas sociais. A falta de pagamentos de alguns projectos nos sectores de energia, água, vias de comunicação e educação, uns já em fase de conclusão e outros por iniciar, está a causar muitos constrangimentos ao governo local.

Entre os programas, o destaque recai para a conclusão da asfaltagem do troço Cuito/rio Mbuim, a estrada que liga os municípios do Cuito/Catabola/Camacupa/Cuemba, a construção dos sistemas de água nos municípios do Andulo, Camacupa, Catabola e Chinguar, a electrificação da província, o arranque do projecto da mini-hídrica no rio Cunje, e Camacupa, bem como a conclusão de 32 residências.

O governador provincial, Pereira Alfredo, apresentou esta quinta-feira, as reclamações à ministra das Finanças Vera Daves de Sousa, que, por sua vez, e apesar de estar em incumprimento, prometeu honrar o compromisso do Governo de continuar a investir no sector social, com vista a melhorar as condições de vida das populações.

No encontro que manteve com o governador do Bié e os administradores municipais, que visa conferir a execução dos processos em carteira nesta região, a governante explicou que o Executivo vai continuar a mobilizar recursos para manter consistentes os investimentos, apesar de reconhecer a limitação quer do espaço orçamental quer da capacidade de endividamento.

" O nosso compromisso com o sector social e inegociável. Vamos continuar a investir nesta área, com foco nas prioridades que os ministérios e o poder local do Estado vão identificando, quer seja na construção, reabilitação e apetrechamento de escolas, quer na formação de professores e outras", respondeu a ministra às inquietações locais.

Pereira Alfredo solicitou à titular do MINFIN, para que nos próximos exercícios económicos sejam priorizados a construção de mais escolas, já que na província existem perto de 106 mil crianças fora do sistema de ensino.

"Queremos concluir a edificação da igreja da Sé Catedral do Cuito, cujas obras estão paralisadas há dez anos, mas a sua execução física já está em 94%", disse Pereira Alfredo