Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Sem alterar o processo de concessão de vistos, não há turismo em Angola

Conclusões do Conselho Consultivo

Este foi um dos temas mais discutidos no Conselho Consultivo do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente (MCTA), e que mereceu inclusive uma referência no comunicado final da reunião. Todos estão de acordo que o principal entrave para o sector são as dificuldades que os cidadãos que querem visitar o nosso País têm de passar.

No comunicado final do Conselho, fica expresso que os participantes defendem "o aprimoramento dos mecanismos de atribuição de vistos de turismo junto da autoridade competente". Uma forma simpática de chamar a atenção ao SME e aos serviços consulares para as inúmeras dificuldades e morosidade dos processos de atribuição de vistos de turismo aos cidadãos estrangeiros que querem visitar o nosso País. Numa das intervenções, foi dito que sem uma alteração profunda destes procedimentos, o País não terá uma política de turismo consistente e capaz de contribuir para o seu desenvolvimento económico.

Foi também lembrado que a urgência desta alteração, decorre também do facto de no quadro da estratégia de revitalização do turismo, como fonte de diversificação económica e de empregabilidade, estar a decorrer uma campanha de dimensão nacional e internacional denominada "Juntos e todos pelo Turismo".

Foi também recomendado o o aumento quantitativo e qualitativo dos recursos humanos no sector do turismo, através do recrutamento e da capacitação, a redefinição do modelo de gestão dos pólos turísticos e a elaboração de um plano de reactivação dos equipamentos turísticos inoperantes em todo o país. Sugeriu-se também a realização de uma Conferência Nacional sobre o Turismo, onde todos os operadores, em pé de igualdade, pudessem falar das suas dificuldades, necessidades e ideias para o desenvolvimento do sector.

Alargar os serviços de pagamentos de cartões internacionais em todos os equipamentos electrónicos, junto da autoridade competente, e implementar o modelo de hotel-escolas em algumas regiões do país, também constam da lista de necessidades que fazem parte do comunicado final.