Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Xtagiarious burla 3.000 pessoas em 5 mil milhões Kz

SIC APREENDE MAIS DE 20 IMÓVEIS

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) anunciou a apreensão de mais de 20 imóveis no âmbito do processo que envolve Edson de Oliveira, proprietário da Xtagiarious Finance, que é suspeito de ter burlado mais de 3.000 pessoas em, pelo menos, 5.000 milhões Kz.

No âmbito da investigação, foram efectuadas buscas esta quarta-feira, no Distrito Urbano do Zango, que levaram à apreensão de 26 residências do tipo T3 e T2 (18 delas inacabadas) no Projecto Cajueiro, no Zango 4. Foram ainda apreendidas duas quintas, uma na localidade do Kikuxi e outra na comuna do Calumbo, uma clínica e duas lojas no Zango 3, quatro terrenos de grandes dimensões no Zango 3, 4 e 5, bem como quatro viaturas, nomeadamente um Range Rover, um BMW e duas viaturas Nissan.

"Depois da detenção do arguido, no dia 5 de Outubro de 2022, por recebimento de valores estimados até ao momento em mais de 5 mil milhões Kz a mais de 3 mil cidadãos, esta apreensão resulta do despacho do Ministério Público que emergiu no quadro da necessidade de se apreender todos os bens afectos ao arguido, que foram adquiridos com dinheiro resultante da acção ilícita", refere o SIC em comunicado, acrescentando que as "diligências prosseguem.

Em Agosto, fez um ano que o Expansão avançou pela primeira vez com a história da Xtagiarious, que oferecia juros entre os 20 e os 25% mês aos depositantes, tratando-se de um esquema em pirâmide. Edson de Oliveira passeava-se pelas televisões como grande "mecenas" da arte e da cultura, tendo inclusive, numa entrevista à revista Forbes, confirmado que a sua organização já valia 4 mil milhões Kz.

Depois de um ano praticamente impune, em Agosto passado, o SIC anunciou que no final de Julho apreendeu nove imóveis no Zango e selou outros sete no Zango 5, no âmbito de 18 processos crime que corriam contra o suspeito dos crimes de usura e associação criminosa.