Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

Senado americano absolve Trump no segundo processo de destituição

Em causa o ataque ao Capitólio a 6 de Janeiro

O Senado dos Estados Unidos votou: 57 pela acusação e 43 pela absolvição. Eram necessários dois terços para a acusação. Logo, o presidente cessante, Donald Trump, foi absolvido.

Na base deste impeachment estava o facto de Trump ter "incitado à insurreição" de milhares de apoiantes seus, que atacaram o Capitólio no dia 6 de Janeiro.

O processo de destituição foi apresentado pelos congressistas democratas, com maioria no Senado, e pretendia impedir que Trump se recandidatasse ao cargo em futuras eleições, por considerar o ex-presidente uma ameaça à democracia.

Este processo estava focado naquilo que Donald Trump saberia sobre o ataque da multidão supostamente convocada por si para uma manifestação, no momento em que era votada a aceitação de Joe Biden como Presidente, processo eleitoral muito contestado por Trump.

Donald Trump é até agora o único Presidente norte-americano alvo de dois processos de destituição. O primeiro foi apresentado e votado em Fevereiro de 2020, tendo a maioria republicana no Senado votado a absolvição.