Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

BNA reforça o aviso que Angobit é ilegal e não está autorizada a fazer remessa de valores e a emitir cartões VISA

Dois anos depois da primeira advertência

A Angobit, que se apresenta como entidade que presta serviços de pagamentos e emite cartões da rede VISA não está autorizada a exercer quaisquer actividades no âmbito do sistema de pagamentos angolano, comunicou esta segunda-feira o Banco Nacional de Angola (BNA) no seu portal.

O BNA já tinha feito a advertência, publicamente, em Fevereiro de 2019, tendo verificado entretanto no site da referida entidade que a mesma "contém um endereço sito no Bangladesh e um contacto telefónico com indicativo de Angola". Para além disso, o banco central, constatou, e refere no mesmo comunicado, "que esta entidade tem publicitado o serviço de comercialização de câmbios, envolvendo criptomoedas" .

O BNA reforça que a entidade que actua sob a designação comercial "Angobit", não está habilitada, pelo Banco Nacional de Angola a exercer, em Angola, qualquer actividade reservada às instituições financeiras, pelo que pessoas singulares ou empresas "devem abster-se de realizar quaisquer contratos e/ou operações de natureza financeira com a referida entidade", refere o banco central no comunicado emitido hoje.

O BNA assegura que "qualquer agente económico que opte por manter uma relação de negócio com esta entidade estará a fazê-lo por sua própria conta e risco".

O BNA recorda que as entidades que estão devidamente autorizadas a exercerem a actividade de prestação de serviços de pagamento (remessa de valores), podem ser consultadas no site do Banco Nacional de Angola, em www.bna.ao e que as entidades que pretendam exercer quaisquer actividades de natureza financeira ou de crédito, devem previamente solicitar a autorização do BNA, nos termos da Lei n.º 12/15 de 17 de Junho, Lei de Bases das Instituições Financeiras.