Utilização de Multicaixas dispara com movimentos de 3,5 mil milhões Kz em 2020

Utilização de Multicaixas dispara com movimentos de 3,5 mil milhões Kz em 2020
Foto: César Magalhães

As transacções nas máquinas de pagamento automáticas (ATMs na sigla em inglês) movimentaram, de Janeiro a Dezembro do ano passado, um total de 3,5 mil milhões Kz, um crescimento de 35,5% face ao total de 2019, num período em que o volume de operações subiu 14% para 208,4 milhões, de acordo com as estatísticas do sistema de pagamentos da Emis, compiladas pelo Banco Nacional de Angola.

Contribuíram para o crescimento do volume de dinheiro movimentado e do número de operações as compras e os pagamentos por sectores realizados com recurso aos cartões Multicaixa ou com as operações de levantamentos efectuadas directamente à boca dos ATMs instalados à entrada de várias dependências bancárias pelo País.

Ao Expansão, responsáveis de tesouraria e do departamento de meios de pagamento de vários bancos comerciais consideram que o crescimento das operações e do volume de dinheiro movimentado no canal Multicaixa deve-se ainda ao facto de as pessoas optarem cada vez mais por operações simplificadas. Ou seja, o aumento das operações nos ATMs reflecte também que os clientes fogem das enchentes e do tempo de espera que ainda se verifica nos balcões de vários bancos
e que aumentou com a pandemia. "Agora, com várias plataformas financeiras de pagamento ou de compras, os números de operações com os Multicaixa ou similares só tenderão a aumentar. Mais dias, menos dias, teremos cada vez menos presença de pessoas dentro das agências bancárias", conta uma fonte da área de meios de pagamento do Banco BIC ao Expansão.

(Leia o artigo integral na edição 613 do Expansão, de sexta-feira, dia 26 de Fevereiro de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Partilhar no Facebook

Comentários

Destaques

ios Play Store Windows Store
 
×

Pesquise no i