Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

Banco Mundial prepara projectos de financiamento para apoiar aquisição de vacinas em 30 países africanos

Credor global garante que será em regime de subvenção

Depois de em Fevereiro passado ter aprovado um financiamento de 5 milhões USD da Associação Internacional de Desenvolvimento para fornecer vacinas a Cabo Verde, o Banco Mundial (BM) está a preparar um financiamento de emergência para ajudar cerca de 30 países africanos no acesso às vacinas da Covid-19, segundo avança hoje a Reuters, com base em informação do credor global.

O Banco Mundial reconhece as diversas velocidades a que o processo de vacinação decorre nas diferentes latitudes. Alguns governos africanos fazem um esforço para garantir as doses e começar a imunizar grupos vulneráveis, em certos casos fruto da iniciativa Covax, como nos casos do Gana e de Angola, enquanto outros países mais ricos já administraram milhões de doses.

Em concreto, o Banco Mundial garante que estão a ser preparados projectos de financiamento na República Democrática do Congo, Etiópia, Níger, Moçambique, Tunísia, Swatini, Ruanda e Senegal, cujos fundos "estão disponíveis", num modelo de "subvenção ou em termos altamente concessionais", referiu à Reuters um porta-voz do BM.

O mesmo responsável assegura que "esta é a primeira operação financiada pelo Banco Mundial em África para apoiar o plano de imunização COVID-19 de um país e ajudar na compra e distribuição de vacinas".

Já na semana passada, o órgão de controlo de doenças da União Africana apelou às farmacêuticas para abrirem mão de alguns direitos de propriedade intelectual sobre vacinas para acelerar sua distribuição aos países mais pobres.