"Os depósitos a prazo são o produto menos rentável do mercado"
Angola é dos poucos países no mundo em que os clientes dos bancos têm mais dinheiro em depósito a prazo do que em aplicações nos títulos do tesouro e outros produtos financeiros, explica ao Expansão um especialista em fundos que pediu anonimato.
"Temos 25 bancos e os clientes dos bancos apenas investem em fundos dos seus bancos. O BFA Asset management vende os fundos aos clientes do BFA, a BAI Gest aos clientes do BAI e o BNI Asset aos clientes do BNI" explica.
De acordo com o especialista, "se formos aos clientes de bancos mais pequenos como o YETU e outros vai reparar que desconhecem as unidades de participação dos fundos e nem sequer sabem que investir nelas rende mais que os depósitos a prazo. Existe unidades de participação de fundos que rendem até 18% ao ano. E se um cliente de um outro banco souber destes benefícios só terá acesso se passar a ser cliente do banco que os comercializa", refere.
Para o especialista, esta questão limita muito o investimento nestes activos, que apesar de serem rentáveis ainda são desconhecidos da maioria dos investidores e potenciais investidores.
(Leia o artigo integral na edição 636 do Expansão, de sexta-feira, dia 06 de Agosto de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)