Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

Bancos retomam adesão ao estatuto de operador preferencial de títulos

Após a subida do rating de Angola

Mais de um ano depois do registo dos operadores preferenciais de títulos de tesouro, apenas o BFA e o BAI estão registados para comprar títulos a grosso e com grandes descontos. Solução contribui para que os bancos deixem de comprar barato para a sua carteira e revender caro aos clientes

Os bancos comerciais angolanos reagiram à subida do rating de Angola com a retoma da adesão ao estatuto de operador preferencial de títulos, posição que permitirá aos bancos actuar como Market Makerd, ou dinamizador do mercado de dívida, uma espécie de "grossistas" com acesso privilegiado ao mercado primário, apurou o Expansão.

Até ao momento apenas dois bancos, BAI e BFA, aderiram ao estatuto de operador preferencial de títulos do tesouro passados um ano e três meses desde a adesão do primeiro banco, atrasando os planos do Ministério das Finanças.

O Expansão sabe que o Ministério das Finanças pretendia licenciar os cinco maiores players do mercado com este estatuto numa estratégia clara de, por um lado, dinamizar ainda mais a colocação da dívida no mercado e, por outro, lado resolveria um problema dos bancos terem sido multados pela CMC por comprarem barato para a carteira própria e revenderem caro aos clientes.

(Leia o artigo integral na edição 645 do Expansão, de sexta-feira, dia 08 de Outubro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)