Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

Indústria de lapidação de diamantes ganha vida na Lunda Sul

Polo Diamantífero de Saurimo

Angola passou a contar com cinco fábricas de lapidação de diamantes e o objectivo é processar 20% dos diamantes produzidos no País. Duas empresas estão em Luanda e três nasceram, na semana passada, no Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo, na Lunda Sul.

A infra-estrutura inaugurada pelo Presidente da República vai ter o estatuto de Zona Franca e é desejo dos promotores, SODIAM e ENDIAMA atrair mais investimento nacional e estrangeiro para o subsector dos diamantes, com incentivos para os investidores apostarem em fazer negócio no sector mineiro.

O Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo (PDDS) foi aprovado pelo Despacho Presidencial nº 36/19, de 25 de Março, e arrancou com três fábricas de lapidação, nomeadamente, KPG, Kapu Gems e Stardiam.

A infra-estrutura é um investimento de 77 milhões USD, realizado pela SODIAM, que reúne num só espaço empresas de lapidação de diamantes, zonas comerciais e uma central híbrida que assegura a independência energética do empreendimento.

(Leia o artigo integral na edição 640 do Expansão, de sexta-feira, dia 03 de Setembro de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo