Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

Indústria de lapidação de diamantes ganha vida na Lunda Sul

Polo Diamantífero de Saurimo

Angola passou a contar com cinco fábricas de lapidação de diamantes e o objectivo é processar 20% dos diamantes produzidos no País. Duas empresas estão em Luanda e três nasceram, na semana passada, no Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo, na Lunda Sul.

A infra-estrutura inaugurada pelo Presidente da República vai ter o estatuto de Zona Franca e é desejo dos promotores, SODIAM e ENDIAMA atrair mais investimento nacional e estrangeiro para o subsector dos diamantes, com incentivos para os investidores apostarem em fazer negócio no sector mineiro.

O Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo (PDDS) foi aprovado pelo Despacho Presidencial nº 36/19, de 25 de Março, e arrancou com três fábricas de lapidação, nomeadamente, KPG, Kapu Gems e Stardiam.

A infra-estrutura é um investimento de 77 milhões USD, realizado pela SODIAM, que reúne num só espaço empresas de lapidação de diamantes, zonas comerciais e uma central híbrida que assegura a independência energética do empreendimento.

(Leia o artigo integral na edição 640 do Expansão, de sexta-feira, dia 03 de Setembro de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)