Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

Nova nota de 5 mil Kz teve um investimento de 1,6 milhões USD

EMITIDAS PARA REFORÇAR O STOCK

Nova moeda apresenta elementos de segurança reforçada para inibir a falsificação e vai circular em simultâneo com as antigas.

As novas notas de cinco mil Kz, que representaram um investimento de 1,6 milhões USD, vão entrar em circulação de acordo com as necessidades dos bancos comerciais, para atender a população, disse o director do departamento do Meio Circular do banco central, Sebastião Banganga.

Para reforçar o stock da moeda foram emitidas 33 milhões de notas da série de Novembro de 2023. De acordo com o responsável, o Banco Nacional de Angola (BNA) intensificou os elementos de segurança, tal como a máscara Bakama, que apresenta tons mais fortes e com melhor visibilidade de mudança de cor, quando a nota é inclinada. Na nota antiga, série 2020, o filete é sobreposto e na nova o filete de segurança está entrelaçado.

O responsável mencionou ainda que a nova nota de cinco mil Kz já vem com a assinatura do actual governado do BNA, Manuel Tiago Dias, e tem os microtextos mais visíveis, o que permite uma melhor percepção táctil ao tocar em algumas partes da nota, principalmente nas palavras Banco Nacional da Angola e no numeral da nota. "No essencial, as notas têm visivelmente o mesmo aspecto, fazem parte da família de notas da série 2020 e, circularão em concomitância. Ou seja, as notas emitidas em Abril de 2020 e em Novembro de 2023 circularão, de forma concomitante, e tem que ser aceite por todos", destacou.

A emissão de novas notas trata- -se de um processo normal de reposição dos stocks, sempre que há necessidades de reposição do stock de notas e também de moedas metálicas. O BNA, como órgão emissor e gestor do meio circulante, produz notas e moedas para satisfazer a exigência do mercado. "O lançamento das novas notas foi um motivo para o Banco Nacional de Angola repor o stock de notas inutilizadas e destruídas. Entretanto, aproveitando essa oportunidade de reforçar o stock, olhando também para a necessidade de aprimoramento dos elementos de segurança, achámos por bem reforçar esses elementos, de modo a inibir também a contrafacção", disse.

Além da nota de 5.000 Kz, neste mês o BNA colocou também em circulação novas notas de 1.000 e 2.000 Kz, com a data de emissão de Novembro de 2023, mas pertencentes à mesma série de 2020. Assim, no total, o BNA emitiu notas no valor total de 780 mil milhões Kz, dos quais 590 mil milhões se encontram em posse do público, enquanto o restante está em caixa nos bancos comerciais.