Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Diageo aposta em Angola para expansão em África

Bebidas

A Diageo, a maior distribuidora de bebidas brancas do mundo, anunciou que vai reforçar a sua presença em África, principalmente em Angola e Moçambique.

 

Para isso, a multinacional britânica conta com a marca de uísque Johnnie Walker e a marca de vodka Smirnoff para impulsionar a sua expansão no continente africano, onde se registam os maiores crescimentos económicos e onde aumenta a procura por bebidas premium.

A Diageo, com sede em Londres, está em processo de registo de uma empresa de distribuição em Angola, afirmou Ekwunife Okoli, director de Mercados Regionais de África. Entretanto, a empresa abriu uma fábrica de Gin Gilbeys em Moçambique e planeia começar a engarrafar Smirnoff Ice neste país africano.

Angola, para a Diageo, é o segundo maior mercado de destilados do continente, depois da África do Sul, disse Okoli, recusando- se a dar mais detalhes. O Johnnie Walker é de longe a maior marca de uísque em Angola, revelou Ekwunife Okoli, acrescentando que, hoje, o mercado de álcool é principalmente cerveja. Contudo, acredita que, dentro de cinco anos, a situação se vai inverter.

A Diageo foi capaz de chegar ao segmento de consumidores nesses mercados que pretendia, disse Ekwunife Okoli em declarações à Bloomberg, em Acra, capital do Gana. Os rendimentos dos consumidores da classe média e superiores permitem que essas pessoas tenham acesso a marcas de qualidade e a consumir bebidas espirituosas, adiantou.

O mercado de bebidas alcoólicas em África deverá crescer 56%, para 61,2 mil milhões USD em 2018, contra os 39,3 mil milhões USD no ano passado, refere o analista da Bloomberg Intelligence, Kenneth Shea. O mercado na Nigéria, o país mais populoso do continente, deverá, provavelmente, crescer mais do que o dobro em relação ao mesmo período.

O crescimento será impulsionado por uma população jovem e com crescente urbanização que vai exigir produtos de consumo de marca, disse Shea.

A Diageo está a usar a infra- -estrutura que tem para distribuir a cerveja para ajudar a desenvolver a venda de bebidas espirituosas nos Camarões, na Etiópia e também no Gana, onde já fez um acordo com a Guinness. Com a mesma força de vendas para a cerveja, somos capazes de fornecer as nossas marcas de bebidas espirituosas, acrescentou.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo