Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Facturação da RBS Store cresce 35%

EM 2014

A marca angolana RBS Store, que se dedica à venda de roupas para homens e mulheres, tenciona expandir o seu negócio para fora de Luanda, no Huambo e em Benguela.

A RBS Store, empresa que se dedica à venda de roupas da marca Zara, facturou 7 milhões USD no ano passado, um crescimento de 35% face ao ano anterior, revelou em exclusivo ao Expansão Rui Silva, PCA da instituição.

"Este cenário deve-se ao facto de nunca deixarmos de estar fornecidos de roupas", afirma o gestor, que admite que "a empresa teve de se financiar fora de Angola para, minimamente, honrar os seus compromissos".

Rui Silva admite que a dificuldade actual de transferências "está a prejudicar muito o desenvolvimento normal da empresa e a provocar aumento dos custos da roupa, devido aos financiamentos contraídos".

Segundo o responsável, a RBS Store surgiu como uma oportunidade de negócio, porque, "depois de ter uma conversa com algumas pessoas ligadas à Inditex, havia sido identificada a possibilidade de assinar um acordo com a Zara para a compra de stocks em regime de exclusividade para Angola".

A loja teve como capital inicial investido 850 mil USD, entre compra de roupas, aluguer de armazém e construção das primeiras lojas. A empresa representa em exclusivo a marca Zara e, com a experiência, a loja identificou várias oportunidades que, segundo Rui Silva, não estavam a ser exploradas em Angola.

A RBS começou com o intuito de adaptar os seus materiais às marcas internacionais de renome, mas com a cor e o estilo dos angolanos. "Em Angola, não havia uma cadeia de lojas com roupa de qualidade a um bom preço. A roupa comprada na Europa, muitas vezes, não se enquadrava no corpo dos africanos, pois o estilo era muito diferente", diz. Com um total de 80 funcionários, para além de Luanda e Huambo, a RBS tem perspectivas de abrir lojas em Benguela e, no continente africano, encontra-se ainda na Namíbia, no Gana, em Moçambique e na Mauritânia, com um total de 30 funcionários.

O PCA explica que, ao contrário de outros países, em Angola "os homens compram muito". Entretanto, a RBS Store esteve presente nos passados dias 25, 26 e 27 de Junho no Centro Cultural Paz Flor, em Luanda, no Angola Fashion Week, um dos mais importantes eventos de moda no País.

Rui Silva acredita que "eventos de moda como o Angola Fashion Week são bons para mostrarem as roupas que a marca tem, mas, essencialmente, para mostrarem a identidade, como uma marca africana". "Nos desfiles, nós sempre nos fizemos acompanhar de cantores, bailarinos, e são momentos divertidos e alegres", conclui o gestor da empresa.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo