Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Inavic e Grupo Emirates assinam acordo de cooperação

Aviação

O Ministério dos Transportes, através do Instituto Nacional da Aviação Civil (Inavic) e da Companhia Aérea de Bandeira (Taag), assinou com o Grupo Emirates, a 26 de Novembro deste ano, no Dubai, um acordo de cooperação operacional e comercial, estabelecendo uma parceria estratégica entre as as duas companhias.

 

O Ministério dos Transportes, através do Instituto Nacional da Aviação Civil (Inavic) e da Companhia Aérea de Bandeira (Taag), assinou com o Grupo Emirates, a 26 de Novembro deste ano, no Dubai, um acordo de cooperação operacional e comercial, estabelecendo uma parceria estratégica entre as as duas companhias.

De acordo com uma nota de imprensa do Inavic a que a Angop teve acesso hoje, domingo, foi signatário pela parte angolana o director-geral do Instituto Nacional da Aviação Civil, Carlos David, e o Administrador da TAAG para área de manutenção, engenharia e comercial, Adriano de Carvalho, enquanto pela Emirates rubricou o seu vice-presidente para o planeamento, Adnan Kazim.

O acordo prevê duas fases, sendo a primeira sobre oportunidades, a curto prazo, no âmbito da cooperação operacional e comercial entre a TAAG e Emirates, e a segunda visa o estabelecimento de uma ampla parceria estratégica entre as duas companhias aéreas.

Relativamente à primeira fase, a TAAG e a Emirates identificaram quatro áreas onde podem incrementar a sua cooperação, nomeadamente a formação, serviço de passageiros, serviços de carga e programa de passageiro frequente.

O Ministério dos Transportes definiu em 2008 uma visão estratégica para a TAAG - Linhas Aéreas de Angola, com o propósito de posicioná-la como a companhia líder da modernização do transporte aéreo e serviços associados em Angola através de uma operação fiável e financeiramente sustentável que promova a imagem de Angola no Mundo.

A TAAG iniciou em 2008 um programa de refundação, que resultou numa significativa melhoria da performance operacional, comercial e organizacional da companhia, que permitiu a solução dos problemas mais prementes e a captura das oportunidades mais evidentes.

A companhia angolana enfrenta hoje desafios de dificuldade e complexidade crescente, cuja superação requer capacidades ao nível das melhores práticas mundiais e, consequentemente, o desenvolvimento de relações de parceria mais próximas e profundas.

O estabelecimento de um novo modelo de enquadramento empresarial assume, neste desiderato, um papel central na desejada sustentação da trajectória positiva da TAAG e constitui, por conseguinte, uma prioridade da companhia e do Governo angolano.

O Grupo Emirates é um dos líderes mundiais da indústria de transporte e turismo, operando duas subsidiárias principais: A Emirates Airline e a Dnata.

A estratégia da Emirates para manter a trajectória de rápido crescimento nos últimos anos inclui a participação activa no crescimento do mercado africano e em particular do mercado angolano, reconhecendo a importância crescente de Angola como origem e destino de tráfego e o papel que o país deverá vir a desempenhar como hub da África Central.

O Ministério dos Transportes, a TAAG e a Emirates mantiveram a 12 de Junho passado contactos para a possibilidade de uma parceria estratégica para o sector aéreo, a quando da visita de uma delegação do Ministério dos Transportes ao Emirado do Dubai, chefiada pelo ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, e dos encontros aí havidos com a direcção da Emirates, liderada pelo seu presidente, Timothy Clark.

A delegação angolana que esteve, no dia 26 de Novembro, no Dubai foi chefiada pelo secretário de Estado para aviação civil, Mário Domingues, em representação do ministro dos Transportes, e integrou altos responsáveis do Inavic, da TAAG e da Enana.

Angop / Expansão

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo