Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Lucro do BFA supera 12 mil milhões Kz

No primeiro semestre

O lucro do Banco de Fomento Angola (BFA) ascendeu a cerca de 12 mil milhões Kz no primeiro semestre, de acordo com a divulgação de resultados do português BPI, que detém 50,1% do banco angolano.

Entre Janeiro e Junho, o contributo do BFA para o resultado do BPI foi de 46,8 milhões de euros, que corresponde a uma apropriação de 50,1% do lucro individual do BFA, explica o BPI em comunicado.

Ou seja, tendo o banco 50,1% do BFA, e apropriando-se dos lucros do banco angolano nesta percentagem, o lucro do BFA ascendeu a cerca de 93,6 milhões de euros, ou seja cerca de 12,1 mil milhões Kz.

De acordo com o BPI, o lucro vindo do BFA subiu mais de 30% face ao contributo no semestre homólogo do ano anterior (35.9 milhões de euros).

O BPI, onde a empresária angolana Isabel dos Santos detém cerca de 19,5%, teve perdas de 106,6 milhões de euros no primeiro semestre, o que explica com menos-valias extraordinárias de 102 milhões de euros na venda de dívida pública portuguesa e italiana.

Os prejuízos do banco devem-se na íntegra à actividade doméstica, onde o banco liderado por Fernando Ulrich teve um resultado líquido negativo de 156,2 milhões de euros. Na actividade internacional o banco alcançou lucros de 49,5 milhões, obtidos
essencialmente em Angola.

O BPI abriu a ronda de apresentações de resultados dos bancos lucros relativamente ao primeiro semestre. Na próxima segunda-feira, (dia 28 de Julho), será o BCP a apresentar contas.

O BES divulga os resultados no dia 30 de Julho. Os analistas estimam que o prejuízo do banco até há poucas semanas liderado por Ricardo Salgado ascenda a várias centenas de milhões de euros, por integrar já perdas com empresas do Grupo Espírito Santo.

Expansão

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo