Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Lucros da Nossa Seguros crescem 30% para 10,9 mil milhões Kz em 2024

SUSTENTADOS PELOS PRÉMIOS BRUTOS DE 78 MIL MILHÕES KZ

Os números foram suportados pelo crescimento de 44% nos prémios brutos emitidos que passam de 54,3 mil milhões Kz para 78,0 mil milhões no ano passado. Este crescimento ficou acima da taxa de inflação de 2024 (27,5%).

Os lucros da Nossa Seguros cresceram 30% para 10,9 mil milhões Kz em 2024 face aos 8,4 mil milhões registados no exercício de 2023, segundo cálculos do Expansão com base no relatório da seguradora aprovado sem qualquer reserva do auditor independente.

Os números foram suportados pelo crescimento de 44% nos prémios brutos emitidos que passam de 54,3 mil milhões Kz para 78,0 mil milhões no ano passado. Este crescimento ficou acima da taxa de inflação regista no final de 2024 (27,0%), bem como acima da média de crescimento dos prémios do sector que ronda os 25%.

Tendo em conta os prémios brutos emitidos, o ramo Não Vida foi o mais contribui com quase 72,0 mil milhões Kz, o que representa um peso de 92%. Já o ramo Vida, com peso de 8% renderam cerca de 6,1 mil milhões Kz a seguradora.

"O nosso crescimento é a prova de que o mercado segurador está a crescer, embora com um nível de penetração ainda reduzido, o que evidencia um enorme potencial, à medida que empresas e famílias procuram cada vez mais protecção financeira para fazer face a riscos", referiu Alexandre Carreira, Presidente da Comissão Executiva durante a apresentação dos resultados esta semana.

Os proveitos aumentaram, os custos, por outro lado, também registaram crescimento. Os custos com sinistros aumentaram de 29% para 23,9 mil milhões Kz em 2024, contra os 18,6 do ano transacto. E a culpa é do ramo doença, onde os custos aumentaram 56%, enquanto os restantes ramos registaram reduções. O aumento verificado no ramo doenças acompanha o crescimento do volume da carteira, o crescimento dos custos dos actos médicos e a maturidade dos contratos.

Importa ainda referir que a taxa de sinistralidade obtida pela Nossa no período em análise foi de 31%, ficando abaixo dos 36% da taxa do mercado de acordo com dados provisórios da ASAN (Associação de Seguradoras de Angola).

Activos também cresceram 30%

No exercício económico de 2024, a Nossa registou um activo avaliado em 134,8 mil milhões Kz, um crescimento de 30% aos 103,1 mil milhões registados em 2023, ou seja, mais 31,7 mil milhões Kz. Já os capitais próprios aumentaram 29%, ao passar de 29,5 mil milhões Kz para 37,2 milhões no exercício do ano passado.

Assim, a Nossa fechou o ano com uma margem de solvência de 261% e uma rentabilidade dos capitais próprios de 33%, indicadores que, segundo a empresa, permitem assegurar a sustentabilidade e capacidade de investimento a médio prazo.

Para o período 2024-2027, a seguradora avançou com um plano estratégico que integra crescimento sustentável, transformação digital, diversificação da oferta e excelência no serviço. A adesão ao Pacto Global das Nações Unidas e a certificação com o selo "Feito em Angola" foram igualmente destacadas como sinais de compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento económico nacional.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo