Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Africell já tem licença para operar Mobile Money

Empresas

A quarta operadora móvel em Angola já tem licença do Banco Nacional de Angola (BNA) para operar no sistema de pagamento mobile money desde Outubro de 2022. A plataforma vai se chamar Afrimoney, à semelhança de outros mercados onde operadora tem o serviço.

Nesta altura está a cumprir uma fase de testes de seis mesesantes de ser lançada ao mercado. Os testes se iniciaram com a recepção da licença, segundo avançou ao Expansão o vice-governador do BNA, Pedro Castro e Silva.

Em termos práticos, os testes são feitos para aprimorar questões técnicas da aplicação e a inserção no ambiente regulatório do mercado. Deste modo, até Abril a operadora deverá anunciar a plataforma ao mercado. Isso vai lhe permitir entrar em mais uma 'guerra' de oferta de serviços com a concorrente Unitel, que lidera o sistema de pagamento móvel com a plataforma Unitel Money.

De acordo com Pedro Castro e Silva, a Unitel tem cerca de 1,5 milhões de clientes em pouco mais de um ano, um número maior em relação a várias instituições bancárias do País. É um mercado que cresce tendo em conta a dificuldade de acesso às formas de pagamentos convencionais, nomeadamente os ATM. A migração para formas de serviços financeiros é um caminho evidente, devido a facilidade dos processos de acesso ao serviço (bastando ter um número de telemóvel), a comodidade e rapidez do serviço. Apesar dos riscos da tecnologia que ainda continuam a colocar algumas reticências.