Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

AGT bloqueia contas da Aldeia Nova e actividade da empresa começa a paralisar

Dívida de Imposto Industrial ultrapassa 2 mil milhões Kz

Hospital da Cela e população de três municípios deixam de ter água, através de captação do projecto agro-alimentar do Waku Cungo. Sem dinheiro para tratar água, empresa interrompe abastecimento.

A Administração Geral Tributária (AGT) bloqueou todas as contas bancárias da Aldeia Nova, empresa de produção agro-alimentar com sede no município de Waku Cungo, província do Cuanza-Sul, por causa de uma dívida fiscal superior a 2 mil milhões Kz, apurou o Expansão.

O bloqueio das contas afectou toda a actividade da empresa, que tem em funcionamento uma fábrica de lactínios com a marca Aldeia Nova, e interrompeu o fornecimento de água ao Hospital da Cela, que é garantido pela empresa.

O bloqueio das contas começou também a paralisar algumas fábricas e sectores da produção da Aldeia Nova, que emprega mais de 600 trabalhadores. A produção avícola é uma das áreas mais afectadas.

A AGT não presta esclarecimentos sobre o bloqueio das contas da Aldeia Nova, indicando que a informação fiscal dos contribuintes está abrangida pelo sigilo. O Expansão apurou que em causa está uma dívida de Imposto Industrial referente aos exercícios de 2014 a 2017, no montante de 500 milhões Kz. A dívida, com multas, juros de compensação e juros de mora, escalou para um valor superior a 2 mil milhões Kz.