Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Airlink liga Luanda a Joanesburgo três vezes por semana

Avição comercial em recuperação

A companhia regional sul-africana, que escapou ao descalabro da South African Airways, estabelece, a partir de 21 de Outubro, três voos semanais entre a capital angolana e a maior cidade da África do Sul, Joanesburgo

"O corredor África do Sul-Angola tem sido pouco servido relativamente à crucial importância, comercial e económica, que tem", considera do CEO da Airlink, Rodger Foster, daí que a companhia área que dirige, equipada com aviões mais pequenos, sobretudo, para voos internos e regionais.

A Airlink foi como todas as companhias áreas do mundo, independentemente das suas dimensões, de bandeira ou privadas, fortemente penalizada pela pandemia da Covid-19. Em período pré-pandemia a Airlink voava para 45 destinos em 12 países do Continente africano. Contas de 2019, dão conta que a companhia transportou 2 milhões de passageiros em 63 mil voos.

Fundada em 1992, por Rodger Foster, a Airlink estabeleceu, em 1997, uma parceria com o gigante entretanto derrubado, a South African Airways - voltando a voar em Setembro último, depois do governo sul-africano ter vendido a sua participação de 51% ao consórcio Takatso - e iniciou uma série de outras parcerias que a levou a ser considerada uma das mais relevantes companhias regionais da África subsaariana, um percurso sempre associado à SAA"s, mas num caminho próprio, que levou a Airlink a optar por aviões da Embraer, aqueles com que vai operar na ligação Luanda/Joanesburgo, sede da companhia, e, em Outubro de 2020, a fazer um rebranding de SA Airlink para Airlink

No passado mês de Setembro restabeleceu as ligações entre Joanesburgo e Nampula (Moçambique), agora é a vez, a partir de 21 de Outubro, de ligar Luanda a Joanesburgo, três vezes por semana. Os aviões tem 98 lugares, com seis para classe Executiva.

O voo inaugural parte de Joanesburgo às 9h40 e chega a Luanda às 12h25 do dia 21 de Outubro. Um outro voo parte de Luanda às 16h35 e chega a Joanesburgo às 21h10 desse mesmo dia. A partir de 24 de Outubro, o voo 4Z 044 parte de Joanesburgo às 9h40 e chega a Luanda às 12h25 às terças, quintas e domingos. O voo 4Z 045 parte de Luanda às 13h25 e chega a Joanesburgo às 18h, também, às terças, quintas e domingos.Os bilhetes já estão à venda.

Há que acrescentar que a SAA já retomou a sua actividade, depois de uma reestruturação da sua dívida e de uma injecção de capital de 500 milhões de dólares por parte do Estado, além dos 200 milhões por parte do novo accionista, a companhia está muito mais pequena, menos pessoal, menos aviões, menos voos, e Luanda não está, por agora, nos destinos recuperados pela companhia sul-africana, que já foi a segunda maior companhia área a operar no continente africano.