Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Doze empresas interessadas na compra da participação do Estado na ENSA

Programa de privatizações

Um total de 12 empresas, divididas entre seis nacionais e igual número de estrangeiras, manifestaram interesse em adquirir a participação do Estado na ENSA Seguros, apurou o Expansão. A motivar o elevado interesse em adquirir a seguradora estão o facto de a empresa ter quase o monopólio dos segmentos mais rentáveis do mercado como o seguro petrolífero, entre outros produtos, o que lhe permite liderar o sector dos seguros com 37% de quota de mercado.

Questionados pelos nomes dos interessados fonte do governo explica que todas as partes envolvidas no processo têm um non disclosure agreement (NDA) assinado, o que lhes proíbe de revelar detalhes como o nome dos candidatos. Mas o Expansão sabe que o Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado já está a apreciar as propostas e espera fechar o processo e privatização da ENSA ainda este ano.

Recorde-se que a seguradora estava prevista para ser a primeira empresa a ser privatizada por via da Bolsa ainda no ano passado, mas uma reavaliação às contas forçou o Estado a rever o seu plano desistindo de vender a empresa por via de uma Oferta Pública Inicial, ou seja, venda de acções no mercado de Bolsa de Acções gerido pela BODIVA.

O Estado teve que dividir a privatização da ENSA em duas fases, sendo a primeira, a que pretende finalizar este ano por via de concurso público. O vencedor do concurso deverá assumir o compromisso de numa data futura levar as acções da seguradora à Bolsa. Para assegurar o cumprimento desta promessa o Estado, que hoje tem 100% do capital da seguradora, pretende manter uma golden share, ou seja uma acção com direitos preferenciais em relação a algumas decisões na empresa.

Accionistas do BAI abdicam do direito de preferência

Os accionistas do BAI removeram todos os obstáculos que impediam o Estado de vender os 10% que tem no banco no mercado de bolsa de acções.

(Leia o artigo integral na edição 640 do Expansão, de sexta-feira, dia 03 de Setembro de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)